CIDADE

Técnicos são capacitados para planejar a cidade de Serra

Plano, construído neste ano contém projetos e ações que serão executadas de 2022 a 2025.

Em 14/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Sagrilo/PMS

Juliana Costa, explica que o treinamento é muito importante, porque o orçamento precisa ser uma peça pública de justiça social.

A Preferitura de Serra, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Serra (Seplae), finalizou uma série de treinamentos para elaboração das peças orçamentárias que regulam o uso dos recursos públicos no município. Técnicos municipais foram capacitados para fazer o planejamento da cidade, com a elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), além da gestão do orçamento de cada secretaria.

O trabalho impactará diretamente na elaboração das peças do orçamento, já que os técnicos poderão realizar as estimativas orçamentárias de forma mais adequada possível para o próximo ano, em o novo PPA se inicia efetivamente.

A titular da Seplae, Juliana Costa, explica que o treinamento é muito importante, porque o orçamento precisa ser uma peça pública de justiça social.

Ela acrescenta que “uma gestão forte se faz com muito com alinhamento e desenvolvimento das pessoas, para que juntas possam cumprir a jornada de quatro anos em um mesmo ritmo de ação”.

O Plano, construído neste ano contém projetos e ações que serão executadas de 2022 a 2025, conforme determina a legislação vigente.  Em 2021 a Serra ainda cumpre o PPA e também o orçamento construído pela última gestão do município.

Orçamento Municipal

O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo ao longo de um período de quatro anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato governamental até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

O Plano aponta as grandes prioridades da administração municipal. Baseado nesse documento mais amplo, é feito, anualmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

 A LDO estabelece as diretrizes para as ações do próximo ano. Já a LOA estima as receitas e fixa a programação das despesas para o próximo exercício financeiro.

Leia também:

PGM de Vila Velha moderniza gerenciamento de processos
Projeto Vida no Mangue vai beneficiar catadores de caranguejo
Centro Pop Itinerante é realizado no bairro Itapuã, em Vila Velha
Operação da Guarda contra criminalidade em bairro na Serra
Voluntários recebem treinamento de combate a incêndios
Vila Velha inicia recuperação da vegetação de restinga da orla
Prefeitura de Vitória prepara a cidade e as praias para o verão
Fiscalização de obras e posturas adere ao Serra sem Papel
Secretaria de Cultura abre inscrições para curso de culinária
Mais de 10 recuperações de rede de drenagem em Vila Velha
Projeto Solidário está ajudando famílias carentes de Aracruz
Prefeitura de Vitória já entregou 23 residência neste ano

TAGS:
SERRA | PLANEJAMENTO | ORÇAMENTO | TÉCNICOS | CIDADE | GESTÃO | TREINAMENTO