CIDADE

Tecnologia e resultados marcam os 100 dias da gestão Vidigal

Todo trabalha com fofo na transparência e na modernização e digitalização dos serviços. 

Em 12/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Facebook

Todas as Secretarias Municipais e cada um dos seus gestores se empenharam, juntamente com suas equipes, com o objetivo de atender ao máximo, o Plano de Governo estabelecido pelo prefeito Sergio Vidigal.

Os primeiros 100 dias de gestão do prefeitor Sérgio Vidigal, Serra, foram completados com inúmeros resultados positivos que já refletem na vida da população e dos servidores. Tudo com comprometimento, transparência e foco na modernização e digitalização dos serviços. 

Todas as Secretarias Municipais e cada um dos seus gestores se empenharam, juntamente com suas equipes, com o objetivo de atender ao máximo, o Plano de Governo estabelecido pelo prefeito Sergio Vidigal.

Agendamento on-line

Como destaque está o Sistema de Agendamento On-line de Vacinação contra a Covid-19. Com disponibilização de vagas para vacinação do público prioritário desde o início da campanha de imunização, em 18 de janeiro, o agendamento, a distribuição das Unidades de Saúde para aplicação das doses e todo o restante dos procedimentos adotados resultaram em um processo seguro e eficaz para a população e profissionais da saúde. 

Até o dia 07 de abril haviam sido aplicadas mais de 50 mil doses da vacina contra o coronavírus. Também foram organizadas equipes para vacinação a acamados, além de dois pontos de vacina Drive Thru. Houve, ainda, a contratação de 16 médicos, 11 enfermeiros, oito assistentes sociais, 11 farmacêuticos e 28 técnicos de enfermagem para incrementar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) contratou uma empresa especializada para prestar serviços de plantão médico na Unidade de Pronto-Atendimento de Serra Sede e na Maternidade Municipal de Carapina. 

O contrato teve início no dia 1º de abril, com vigência de seis meses, podendo ser prorrogado. A medida reforçou o atendimento nessas unidades com mais de 80 médicos plantonistas.

A contratação foi necessária para a implementação do plano de contingência de combate à Covid-19, ampliando o atendimento à população, a partir dos protocolos orientados pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus.

No total, serão 2.184 plantões que se somarão às equipes que já estão trabalhando na linha de frente da pandemia. 

Vigilância Sanitária virtual

Ainda falando de saúde, a Vigilância Sanitária Municipal também inovou tecnologicamente, passando a emitir de forma on-line, as taxas e o licenciamento sanitário. O sistema permite que empresas iniciem o processo e anexem documentos, agilizando a abertura do processo e reduzindo a circulação de pessoas. 

Barreiras sanitárias foram realizadas pela Vigilância Sanitária, junto a outras secretarias municipais, como forma de implementar ações de bloqueio sanitário e reduzir o avanço da transmissão da Covid-19. 

Internet de graça

Os usuários dos serviços de saúde da Serra contam, a partir de agora, com acesso a mais uma forma de tecnologia. A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) disponibilizou rede wi-fi nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Boa Vista, Feu Rosa, Serra Sede, Serra Dourada e Novo Horizonte.

Enquanto esperam suas consultas ou aguardam para fazer exames, os usuários poderão acessar suas redes sociais, visitar sites, agendar e confirmar o agendamento da consulta, entre outras atividades.

Equilíbrio financeiro

Ainda priorizando os cuidados com a pandemia do coronavírus, o prefeito Sergio Vidigal decretou medidas de adequação para garantir o equilíbrio financeiro diante de possíveis riscos que podem surgir como reflexos econômicos da pandemia da Covid-19.

Entre as medidas adotadas pelos secretários municipais estão, por exemplo, suspensão de pagamento de verbas indenizatórias como adicionais de horas extras, carga horária especial, insalubridade, periculosidade, adicional noturno e auxílio-transporte aos servidores que não estejam prestando o serviço em sua integralidade. 

Ainda foram suspensos o pagamento de comissões cujas atividades não estejam ocorrendo de forma remota ou presencial, além da determinação para que os secretários tomem medidas imediatas para a possibilidade de redução de até 25% nos contratos que não sejam essenciais por sua natureza ou dos quais dele não dependam as medidas de combate e prevenção ocasionadas pela pandemia do coronavírus.

Programa de Inovação na Gestão Pública

Seguindo a plataforma de governo proposta pelo prefeito Sergio Vidigal, que visa reduzir ao máximo o uso de papel, gerando mais economia e responsabilidade social, além de mais transparência, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead) lançou o Programa de Inovação na Gestão Pública, com a disponibilização de 12 serviços totalmente on-line, como Aprovação de Projetos e Isenção de Imposto para Aposentados. A expectativa é de que até 2023 não haja mais nenhum processo físico no município. 

Serra Cidade Limpa e Saudável

Serra também alavancou números de resíduos coletados, seguindo cronograma regular de serviços essenciais para manter a cidade limpa. O Programa Serra Cidade Limpa e Saudável, lançado no dia 04 de janeiro, recolheu só nos primeiros três meses mais de 79 mil toneladas de resíduos. Isso equivale a 9 mil caminhões do tipo basculante cheios. 

Quando observado o montante de entulho da construção civil e outros, coletado de janeiro a março deste ano, o número surpreende ainda mais. Foram mais de 42 mil toneladas. Se comparado ao mesmo período de 2020, o volume coletado aumentou em 64%. 

Selo Conte Comigo

A Prefeitura da Serra lançou, ainda, por meio das Secretarias de de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) e de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), o selo social Conte Comigo, que é concedido a empresas que queiram contratar mulheres vítimas de violência. O encaminhamento se dá por meio do Sine, respeitadas as exigências da empresa para o cargo.

Guia no lugar de carnê

Economia e praticidade também foram colocados à disposição do município da Serra, por meio da nova Guia do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano). Numa única folha, foram impressos os códigos de barras de todas as cotas para pagamento do imposto, que antes era cobrado por meio de carnê. Menos papel, contribuição com o meio ambiente e facilidade na entrega e armazenamento do documento, assim define a Secretaria da Fazenda da Serra (Sefa).

EMEFs e CMEIs reformados

Na área da educação, logo no início do ano, o prefeito Sergio Vidigal realizou vistorias técnicas para adequar as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para a volta às aulas com segurança e conforto para estudantes e profissionais.

Quase 40 unidades de ensino da rede municipal passaram por reformas e adequações, desde a instalação de janelas para ampliar a ventilação natural e até construção de banheiros. As unidades também foram preparadas para as aulas presenciais com instalação de totens de álcool gel, dispensers de sabonete líquido, aquisição de termômetros digitais, marcação de pisos, bancadas e outros para assegurar o distanciamento social, dentre outras medidas. 

Formações para profissionais 

Os profissionais da educação passaram e ainda passam por constantes formações para o novo jeito de lecionar, contando com ferramentas tecnológicas, conversações encabeçadas por renomados doutores em Educação e ainda contam com a plataforma on-line educacao.serra.es.gov.br, que auxilia educadores, alunos e famílias quanto ao processo de rendimento escolar. 

Mais segurança

Logo no primeiro mês de mandato, o prefeito Sergio Vidigal deu posse a 13 novos guardas municipais. Além disso, a prefeitura investiu no setor de videomonitoramento. Serra passou a contar com 120 câmeras pelos bairros. Até o final do ano passado, era apenas 26 em funcionamento. A medida reforçou a segurança nos bairros e contribuiu diretamente para a redução da criminalidade.

Benefícios na pandemia

Mais próximo de completar os 100 dias de Gestão, diante da situação da pandemia do coronavírus, que se agravou em todo o estado do Espírito Santo, o prefeito Sergio Vidigal concedeu benefícios específicos para minimizar os danos econômicos causados pelo atual e delicado momento. 

Entre as ações, estão o adiamento do pagamento do IPTU para o mês de maio, mais prazos para os alvarás e pagamento de dívidas para comerciantes da Serra, além do auxílio de R$ 1.848, divididos em 12 parcelas, para mais de 4 mil famílias do município e ainda a entrega de kits alimentação para estudantes matriculados na rede municipal de ensino, entre outras ações. 

Compromisso

A Prefeitura de Serra chega aos seus 100 dias de gestão com a certeza de que foram somados todos os esforços para organizar a casa. Agora, segue o compromisso de manter o equilíbrio financeiro, a transparência e o cuidado com cada morador. (Com informações da Secom/PMS)

TAGS
CIDADANIA   |   EDUCAÇÃO    |  SAÚDE    |   EMPREGOS   |  ESPORTES   |   CIDADE   |   ECONOMIA