EDUCAÇÃO

Tem início o Festival de Linguagens Integradas de Vitória

Evento reúne centenas de estudantes da rede municipal de ensino.

Em 29/08/2019 Referência JCC, Alan Rodrigues Costa

Foto: Douglas Schneider - Secom/PMV

Começou nesta quinta-feira (29) o VII Festival de Linguagens Integradas de Vitória. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), o evento reúne, até o final do ano, centenas de estudantes.

Eles se juntam a educadores e profissionais em torno das diversas práticas nas áreas do conhecimento, potencializando a expressão do currículo por meio das atividades do cotidiano escolar.

Promovido anualmente, o evento se subdivide em três áreas temáticas, com atividades acontecendo simultaneamente por toda a cidade. “Práticas Culturais”, “Práticas Corporais” e “Jogos Escolares Municipais” são as áreas que compõem o festival.

"O objetivo do festival é integrar as diferentes manifestações esportivas, culturais e artísticas que envolvem as experiências dos estudantes e professores, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”" revela a coordenadora da Educação Integral de Vitória, Fátima Rodrigues Burzlaff.

Práticas Culturais

Essas práticas consistem nas diversas linguagens culturais (capoeira, circo, dança, ginástica, música e teatro) e acontecerão nos dias 9, 10, 11, 12 e 17 de setembro, no Teatro Sônia Cabral, que fica localizado no Centro Histórico de Vitória, próximo ao Parque Moscoso.

Apresentações culturais fazem parte do Festival de Linguagens Integradas. Foto: Douglas Schneider - Secom/PMV

“As práticas culturais proporcionam a socialização das produções artísticas e culturais dos estudantes, sistematizadas nas práticas pedagógicas construídas no cotidiano das unidades de ensino da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA”, explica Fátima.

Práticas Corporais

Realizadas no mês de outubro, nos dias 1º, 2 e 3, as práticas corporais contam com a participação das crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil atendidas pela Educação Integral e dos estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. 

Jogos e brincadeiras também fazem parte das atividades, que acontecem simultaneamente, em sistema de rodízio, num espaço múltiplo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi)

Organizada anualmente pela Seme, a competição é voltada para todos os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal. Este ano, o evento está em sua 49ª edição e oportuniza aos estudantes do 6º ao 9º anos e da EJA vivências em diversas modalidades esportivas.

A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira (29), no Ginásio Jones do Santos Neves (DED). Na modalidade individual, haverá disputas de xadrez e atletismo, com provas de salto em altura, salto em distância e corrida, entre outras.

Entre as modalidades coletivas, haverá jogos de futsal, basquete, vôlei e handebol. As disputas acontecem até o final do ano, no Ginásio do DED, em Bento Ferreira, e também no Ifes.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL