CULTURA

"Todas as faces de Maria" homenageia capixaba de comunidade quilombola

A mostra homenageia todas as mulheres negras brasileiras através de Maria Laurinda Adão.

Em 22/09/2014 Referência JCC

Na próxima terça-feira (23) vai acontecer a abertura da exposição “Todas as faces de Maria”, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), em Vitória, às 19 horas. A mostra homenageia todas as mulheres negras brasileiras através de Maria Laurinda Adão, grande personalidade da cultura capixaba.
 
Através de registros fotográficos dos últimos seis anos, realizados por Dário Dias, Genildo Coelho Hautequestt Filho, Luan Volpato e Renilson Chagas, e do documentário de mesmo nome produzido em 2012, a exposição conta a história de vida dessa grande mulher que é parteira, coveira, mãe de santo, trabalhadora rural, líder comunitária, militante dos mais variados movimentos sociais, mãe, avó, bisavó e mulher. "Fico muito feliz com essa homenagem. Acho que não mereço tanto, porque sou uma mulher comum como qualquer outra", declara Maria Laurinda.
 
"Maria é uma mulher única no cenário cultural capixaba, por isso decidimos homenageá-la. Primeiro com um documentário, patrocinado pelo Governo do Estado, através da Secult, depois com um livro-documentário, viabilizado pela Lei Rubem Braga, de Cachoeiro de Itapemirim; e agora através de uma grande exposição na capital do Estado. Trata-se de uma justa homenagem a uma grande capixaba", declara Genildo Coelho.
 
“É uma honra poder fazer parte desse belo projeto, e de poder retratar um pouco da trajetória de vida de Maria Laurinda. Nós, profissionais da fotografia, trabalhamos muito com a sensibilidade e isso Maria tem de sobra para ser transmitido ao público”, afirma Luan Volpato, um dos fotógrafos expositores.
 
Na abertura da exposição haverá apresentação do Grupo de Caxambu Santa Cruz, da comunidade quilombola de Monte Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, e feijoada aos presentes.
 
A mostra fica em cartaz até o dia 01º de dezembro. O Museu Capixaba do Negro está localizado no Centro de Vitória, e funciona de terça a sexta-feira, das 09 às 17 horas, e aos sábados e domingos, entre 12 e 16 horas.
 Por Secom/ES