TEMAS GERAIS

Trabalhador: Vale-refeição dura apenas 13 dias, aponta estudo

Essa constatação vem de um levantamento realizado pela Sodexo, em sua base de clientes.

Em 15/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Internet/(Portal Contábeis)

O cenário tem se mantido desde a pandemia de Covid-19; antes desse período, média de duração do benefício era de 19 dias.

Diante de um cenário inflacionário, o saldo do crédito do vale-refeição do trabalhador brasileiro não tem acompanhado o aumento do custo médio da refeição fora de casa que já chega a R$ 40,64 no País, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

Essa constatação vem de um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos em sua base de clientes que mostra que desde a chegada da pandemia de Covid-19, em 2020 até junho deste ano, a durabilidade desse benefício tem sido de apenas 13 dias. Em 2019, a durabilidade média era de 19 dias.

"Se considerarmos que cada transação acontece em um dia útil, podemos dizer que hoje o trabalhador precisa desembolsar nove dias do salário para almoçar e assim fechar o mês até a próxima recarga do benefício uma vez que as empresas geralmente consideram 22 dias úteis na concessão do crédito", explica o diretor Willian Tadeu Gil.

O executivo lembra que as empresas têm ficado alerta a este cenário desafiador, reajustando o valor do crédito do benefício.

"Importante lembrar que no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, empresas de todos os portes aumentaram, em média, 7,42% o valor do crédito do cartão refeição, justamente por entender que a oferta de benefícios ao trabalhador é questão de estratégia de negócio na atração e retenção dos melhores talentos", finaliza. (Por Cristina Carvalho - AsImp)

Leia também:

Aparição de peixe gigante "amaldiçoado" preocupa chilenos
Férias de julho reacendem debate sobre a guarda dos filhos
Cometa K2 chega hoje (14) ao ponto mais próximo da Terra
Serra faz resgate de animais silvestres em espaços urbanos
ECA faz 32 anos e tem desafios ampliados pela pandemia
Procon Serra oferece oportunidades para quitar dívidas
> Cachoeiro terá mutirão de negociação de dívidas neste mês
Espécie Peixe-leão está trazendo riscos para litoral brasileiro
Congresso prorroga a MP da tabela do frete rodoviário
Procons iniciam uma fiscalização de postos de combustíveis

TAGS:
VALE-REFEIÇÃO | SALÁRIO | TRABALHADOR | LEVANTAMENTO | CLIENTES