TEMAS GERAIS

Transplantes de órgãos aumentam 25% no ES em 2014, diz governo

Doações de fígados e córneas foram os mais expressivos.

Em 12/11/2014 Referência JCC

Os trasplantes de órgãos cresceram em 25%, segundo a Secretaria de Estado e Saúde do Espírito Santo (Sesa). Os números são equivalentes ao período de janeiro a outubro de 2014, e de acordo com a Sesa, representam 87 de doações a mais que no mesmo período do ano anterior. Segundo a secretaria, os procedimentos envolvendo fígado e córnea foram os que mais registraram aumento. Apesar das doações, 944 pessoas seguem nas filas de espera.

No ano de 2013, 183 doações de córnea foram feitas, enquanto que no ano de 2014, o mesmo período registrou 251 doações, 68 a mais. Já as doações de fígado cresceram em 67% se comparadas com o ano anterior.

Segundo a coordenadora da Sesa, Rosemery Erlacher, o bom resultado se deve à colaboração das equipes de captação, e sobretudo, às campanhas de conscientização realizadas.

“Nossas capacitações são no sentido de aumentar as notificações de morte encefálica e consequentemente as doações. Além disso, fazemos caminhadas e firmamos parcerias com diversas entidades, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, porque sem doadores não há transplantes”, ressaltou.

Ainda segundo Rosemary, para que a pessoa se torne um futuro doador, é fundamental que a família seja avisada. “Nossa experiência mostra que quando esse tema é discutido previamente, isso facilita bastante a decisão dos familiares. Os órgãos salvam as vidas e dão mais qualidade de vida a quem necessita”, disse.

Apesar do aumento das doações, 944 pessoas seguem nas filas de espera. Os órgãos com maiores espera são os rins, com 811 dependentes, seguido das córneas, com 113, fígado, com 19 e coração, com apenas um solicitante.

Fonte: G1-Espírito Santo