CIDADE

TRE prorroga prazo para cadastro biométrico em Vitória, ES.

Eleitor que não cadastrar digitais nos cartórios não poderá votar em outubro.

Em 19/01/2016 Referência JCC

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) prorrogou por quatro dias o prazo para cadastramento biométrico dos eleitores de Vitória. Em uma sessão realizada na tarde desta segunda-feira (18), foi decidido que o recadastramento, que terminaria no dia 27 de março, agora vai até o dia 31.

A regularização é necessária para a votação nas eleições municipais. Os eleitores que não cadastrarem as digitais nos cartórios não vão poder votar em outubro.

O processo de revisão começou no dia 13 de outubro de 2015 e, até a última semana, apenas 33,1 mil, dos mais de 257,3 mil eleitores da capital haviam regularizado a situação, o que representa um comparecimento de apenas 13% do eleitorado.

Para o cadastramento, nos cartórios eleitorais de Jardim Camburi, Enseada do Suá ou Centro de Vitória, é preciso levar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Carteira de motorista não pode ser usada como documento para aqueles que vão tirar o título pela 1ª vez.

Datas
Os eleitores devem comparecer aos cartórios eleitorais até o dia 27 de março.

Onde fazer?
Cartório 1ª ZE - Fórum Muniz Freire, Centro de Vitória;
Cartório 52ª ZE - Centro Empresarial da Praia, Praia do Suá;
Cartório 56ª ZE – Avenida Norte-Sul, Jardim Camburi.

Horário:
Das 11h às 18h

Documentos
Documento oficial de identificação e comprovante de residência. Não são aceitos a CNH como documento de identificação para a operação de alistamento (primeiro título) e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral.

O que acontece se eu não fizer o cadastramento?
O eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado, será impedido de obter passaporte, de participar de licitações e tomar posse em cargos públicos. Haverá, também, impedimento para e se matricular em instituições públicas de ensino.

Fonte: G1-ES