TEMAS GERAIS

Três terminais de petróleo serão construídos no ES, diz Ferraço

Senador se reuniu com presidente da Petrobras e teve resposta favorável.

Em 10/11/2014 Referência JCC

Após reunião com a presidente da Petrobras, Graça Foster, sobre a construção de terminais de petróleo, o senador da bancada capixaba, Ricardo Ferraço, explicou que o resultado foi favorável para o estado. Antes, a definição era de que seis novas estruturas fossem construídas, mas apenas no Rio de Janeiro. Agora, o Espírito Santo fará parte da rota de investimentos da empresa, com três terminais. A previsão é de que o edital seja publicado em janeiro de 2015.

"Ficou decidido que o Espírito Santo fará parte do roteiro de investimento que a Petrobras está licitando, com a construção de terminais para atender as plataformas de petróleo. Serão nove terminais, sendo seis no Rio de Janeiro e três no Espírito Santo, compatível e adequado à nossa produção. O Rio de Janeiro tem aproximadamente 70%, 75% da produção de petróleo, e nós produzimos 15%", falou o senador.

Ferraço ainda explicou que a expectativa é de que sejam gerados dois mil empregos e um investimento de R$ 700 milhões. "Nós estaremos valorizando, interiorizando o desenvolvimento, até porque esse petróleo é extraído na região Sul e faltava de fato a consolidação desses investimentos, para que nós pudéssemos agregar valor à cadeia do petróleo e do gás e pudéssemos adensar um conjunto de atividades econômicas, com geração de dois mil empregos, com investimento na ordem de R$ 700 milhões, que é uma coisa absolutamente importante para o nosso estado", falou.

A previsão é de que o edital seja publicado em janeiro de 2015, segundo o senador. "O edital para os seis terminais do Rio de Janeiro sairá em novembro e o dos três terminais do Espírito Santo no mês de janeiro. Essa é uma notícia consolidada, tanto que nesta quinta-feira (13) estará no Espírito Santo o diretor de produção e exploração da Petrobras, para uma reunião com os empreendedores do estado. Na ocasião haverá detalhamento desse e de outros investimentos que a Petrobras pretende aprofundar em nosso estado. O nosso esforço é gerar emprego para os capixabas, não ficamos parados", explicou.

Fonte: Folha Vitória