ESPORTE NACIONAL

Troféu Brasil começa com boas notas, mas sem índices para o Mundial

Juliana Veloso e Tammy Galera levam ouro no trampolim de 3m sincronizado.

Em 29/05/2015 Referência JCC

O primeiro dia de disputas do Troféu Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, nesta quinta-feira, em Brasília, teve as provas sincronizadas como destaque. No período da tarde, Juliana Veloso e Tammy Galera levaram o ouro no trampolim de 3m sincronizado e a dupla formada por Hugo Parisi e Jackson Rondinelli venceu a plataforma de 10m sincronizada. Porém, apesar das boas notas, ambos os conjuntos ficaram abaixo dos índices para o Mundial de Kazan, no fim de julho. A competição, disputada até o próximo domingo no Centro de Excelência da modalidade, dentro da Universidade de Brasília (UnB), é a última seletiva para o torneio na Rússia.

No trampolim de 3m sincronizado feminino, Juliana Veloso e Tammy Galera, do Fluminense, garantiram o primeiro lugar com 266,55 pontos. A dupla melhorou a marca que fizeram no Grand Prix (218,80), mas não atingiram o índice para Kazan: 283,50. Porém, as atletas estão garantidas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, também em julho.

- O Pan costuma ser uma competição fraca em algumas modalidades esportivas, mas isso não acontece nos Saltos, em que o Pan é um mini-Mundial, com vários países tradicionais no esporte, principalmente EUA, Canadá e México. Para ganhar uma medalha nos saltos sincronizados teremos que saltar muito bem e também torcer para alguma dupla errar. Desta vez, temos uma série de saltos com maior grau de dificuldade do que a utilizada no Rio, em 2007, quando ficamos na 4ª posição - avaliou Juliana Veloso projetando a disputa em Toronto.

A prova desta quinta também foi marcada por um acidente com Nicoli Cruz, que competia ao lado da irmã gêmea Natali, e acabou batendo no trampolim em seu primeiro salto. A atleta não sofreu nenhuma contusão mais grave, mas a dupla precisou abandonar a disputa.

Já na plataforma sincronizada masculina, a dupla vencedora foi formada por atletas de clubes diferentes, o que é permitido pelo regulamento do Troféu Brasil. Hugo Parisi, do Mackenzie, e Jackson Rondinelli, do Pinheiros, conquistaram o título com 339,87 pontos. Mas também ficaram abaixo da marca exigida para Kazan: 396,12.

Mesmo com os resultados abaixo do índice para o Mundial, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) estuda a possibilidade bastante concreta de levar equipe completa para Kazan. A decisão sairá de uma reunião marcada para depois do Troféu Brasil. A disputa do Mundial seria importante na preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, onde o Brasil, como anfitrião, já tem vaga garantida nas provas de trampolim de 3m sincronizado e plataforma sincronizada no masculino e no feminino.

Ian leva trampolim de 1m e Flu fatura prova por equipe:

Pela manhã, foram disputadas as finais do trampolim de 1m masculino - prova não olímpica. Ian Matos, do Fluminense, garantiu o ouro com 339,20 pontos.

Outra final do dia foi na prova por equipe, onde cada dupla mista realiza seis saltos - três para cada atleta. O Fluminense faturou mais um ouro com Luis Outerelo e Ingrid Oliveira, que somaram 365,85 pontos.

Resultados - dia 1:

Trampolim 1m masculino
1) Ian Matos (Fluminense) - 339,20
2) Jackson Rondinelli (Pinheiros) - 321,45
3) Isaac Souza (Tijuca Tênis) - 304,10

Trampolim 3m feminino
1) Juliana Veloso e Tammy Galera (Fluminense) - 266,55
2) Luana Lira e Bruna Brunnett (Grêmio Cief/PB) - 234,84
3) Mônica Amaral e Giovana Pedroso (Tijuca Tênis) - 233,16

Plataforma sincronizada masculino
1) Hugo Parisi e Jackson Rondinelli (Mackenzie/DF e Pinheiros) - 339,87
2) Luis Outerelo e Renato Leite (Fluminense) - 275,58
3) Kawan Pereira e Luis Felipe Moura (Centro Olímpico do Gama/UnB)

Prova de equipe
1) Luis Outerelo e Ingrid Oliveira (Fluminense) - 365,85
2) Jackson Rondinelli e Raiane Silva (Pinheiros) - 276,45
3) Milena Sae e Igor Justino (Clube Semanal/SP) - 250,40

Fonte:GloboEsporte