POLÍTICA NACIONAL

Tucanos estão "prontos" para retomar governo do país e de Minas, diz Aécio.

Em encontro do PSDB em BH, senador voltou a criticar governo Dilma.

Em 14/06/2015 Referência JCC

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou neste sábado (13) que os tucanos estão "prontos" para voltar a governar o país e também o estado de Minas Gerais. Em discurso durante convenção do PSDB mineiro, ele destacou a importância das eleições municipais de 2016 no estado para a disputa ao governo estadual e à Presidência da República em 2018.

"Estamos prontos para retomar o governo de Minas e o governo do Brasil", disse Aécio no palco do evento, realizado na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Ele afirmou que a convenção representa o "marco zero" da reorganização do partido no país. "É importante que, a partir de Minas Gerais, nós nos mostremos prontos para superar as dificuldades de hoje e construir o caminho para o futuro", completou.

Em todos os estados, o PSDB realiza encontros para escolher seus novos dirigentes regionais. Em Minas, o deputado federal Domingos Sávio foi eleito para substituir o colega Marcus Pestana.

Em boa parte do discurso e de uma entrevista a jornalistas, Aécio voltou suas críticas para o governo federal. Questionado sobre um possível relançamento da CPMF, tributo sobre transações financeiras para levar mais recursos para a saúde, Aécio disse: "Eu vejo que o Brasil não tem governo. Os ministros batem cabeça".

Era uma referência à declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta sexta, de que "não há perspectiva" de retorno da CPMF. A afirmação foi feita depois de o ministro da Saúde, Arthur Chioro, sugerir a volta do tributo durante o 5º Congresso do PT, em Salvador.

Aécio também comentou sobre o governo de Fernando Pimentel (PT), eleito no ano passado para administrar Minas após 12 anos do PSDB à frente do estado. O tucano disse estar "esperando que o governo comece a governar".

"A população brasileira e a mineira, em especial, assim como eu, esperamos que o governo comece a governar, cumpra os compromissos que assumiu com os mineiros", afirmou, listando em seguida projetos conduzidos no estado durante as gestões tucanas.

Os governos federal e de Minas informaram que não vão se pronunciar sobre as declarações do senador Aécio Neves.

Fonte: G1