MEIO AMBIENTE

Turma que Recicla ajuda criar projetos escolares de destinação de resíduos.

Trabalhar a questão da geração e descarte de resíduos é fundamental.

Em 01/02/2017 Referência JCC

Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos. Este é o conceito que o Edukatu (www.edukatu.org.br), rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu, quer disseminar em todo o Brasil de maneira interativa e fácil de entender. Para isso, lança em 30/01 o desafio “Turma que Recicla”, em parceria com a Braskem, para mobilizar professores e estudantes do Ensino Fundamental a realizarem as atividades pedagógicas e desenvolverem projetos sobre o tema.

Trabalhar a questão da geração e descarte de resíduos é fundamental. Hoje, mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode deserdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia.

Para combater esse problema, o percurso “Turma que Recicla” trabalha com um conjunto gamificado de atividades pedagógicas, como jogos, vídeos e infográficos, que podem ser realizadas on-line e off-line e permitem a reflexão sobre o tema dos resíduos. Esse material estimula que estudantes criem ações e projetos para reduzir a quantidade de rejeitos gerados na escola e comunidade e, ainda, avancem na destinação adequada dos materiais recicláveis.

“A ideia é fortalecer os projetos que algumas escolas já desenvolvem neste tema, fornecendo materiais e orientações para converter estas iniciativas em ações que promovam mudanças definitivas de comportamento. Também queremos abrir o caminho para professores que querem começar a trabalhar o tema. Com isso, esperamos mobilizar escolas em todo o País”, afirma Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu.

“O Edukatu permite que estudantes de todo o Brasil tenham acesso ao tema de desenvolvimento sustentável. Oferecendo conteúdos divertidos e relevantes para a realidade dessas crianças, somos capazes de formar uma geração mais informada e empoderada para tomar as melhores decisões de consumo”, afirma Luiz Gustavo Ortega, Gerente de Desenvolvimento Sustentável na Braskem.

Premiação

Além de transformarem a comunidade escolar, professores podem ganhar prêmios. O professor do projeto melhor avaliado (1º colocado) no desafio recebe uma viagem nacional com acompanhante e sua escola ganha uma oficina lúdica sobre reaproveitamento de materiais realizada pela equipe pedagógica do Edukatu. A segunda colocação ganha um tablet, e a terceira, um kit de materiais didáticos sobre consumo consciente.

Para participar, o professor precisa estar inscrito na plataforma on-line do Edukatu e mobilizar o maior número de alunos e professores na realização das atividades do percurso. Tanto as atividades quanto a inscrição podem ser feitas até o encerramento do desafio, previsto para 15 de outubro.

Detalhes do regulamento da campanha (Certificado de Autorização CAIXA nº 3-3509/2016) podem ser vistos no link: bit.ly/regulamento-tqr

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu basta se cadastrar gratuitamente neste link: bit.ly/cadastro-edukatu


Sobre o Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível gratuitamente há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da Elektro, Fundação Cargill, Sabesp, Unilever Foundation, Costa Brava, KPMG, Grupo Mais Unidos e HP, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Por Henrique Rodrigues Alves