EDUCAÇÃO

Ufes decide nesta quarta-feira se vestibular acaba neste ano.

Tendência é de que a medida seja aprovada e passe a valer já para a próxima seleção.

Em 27/04/2016 Referência JCC

O fim do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo deve ser decidido nesta terça-feira pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) que vai votar a proposta de adesão ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Se aprovada essa adesão, a seleção dos novos alunos seria feita apenas pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até este ano, ela é feita em duas etapas, sendo a primeira a prova do Enem e a segunda provas discursivas específicas de cada área e também prova de redação elaboradas pela universidade.

A tendência é de que a medida seja aprovada e a universidade acabe com o vestibular já neste ano. Durante uma audiência pública realizada em março, membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe) se mostraram favoráveis a adesão ao sistema.

Além disso, o relatório que avaliou o Sisu nos campi de Alegre e São Mateus, onde já é adotado parcialmente, recomenda a adesão integral.

Polêmicas

Um ponto que gerou muita polêmica, especialmente entre os estudantes durante a discussão do tema foi a abertura que o Sisu dá para a vinda de estudantes de outros Estados para a Ufes.

Como a seleção será feita exclusivamente pelo Enem, será possível se candidatar a uma das vagas sem sequer ter pisado no Espírito Santo. Para alguns estudantes, essa possibilidade prejudica os alunos capixabas que agora enfrentarão concorrência de todo o país pelas vagas da Ufes. Alguns grupos defendem que o Sisu seja adotado de forma parcial, apenas para os cursos menos concorridos, o que já foi descartado pela comissão.

Por outro lado, se adotado o Sisu, cai o custo com o processo seletivo e, além disso, há a possibilidade da redução do número de vagas ociosas na Ufes. Ao todo, o Sisu é adotado por 131 instituições públicas de ensino superior no país, entre universidades federais, estaduais e institutos federais.

O fim do vestibular

Como é hoje

VestUfes

Primeira etapa

É a nota das provas objetivas do Enem. Não valem os pontos da Redação do Exame.

Segunda etapa

Provas discursivas que variam conforme o curso escolhido e prova de redação

Quem participa

Além de fazer o Enem, o estudante deve vir ao Estado para fazer a prova da segunda etapa

O que muda

Sisu

Etapa única

Vale a média do aluno em todas as provas do Enem, incluindo a redação

Quem participa

Qualquer aluno que fez o Enem pode concorrer. Só é preciso vir ao Estado para fazer matrícula

Fonte: Gazeta Online