EDUCAÇÃO

Ufes e Biblioteca lançam linha de pesquisa para estudo da imprensa.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apoia este evento que incentiva a pesquisa acadêmica.

Em 04/11/2015 Referência JCC

O Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Laboratório “História, Poder e Linguagem”, vai lançar uma nova linha de pesquisa: Impressos, imprensa e editores: novas perspectivas de investigação histórica. O lançamento será no dia 11 de novembro, às 9 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apoia este evento que incentiva a pesquisa acadêmica.

A programação vai começar com uma palestra com Adriana Pereira Campos e Letícia Pedruzzi Fonseca, ambas da Ufes. E em seguida, das 10h às 12h, haverá uma mesa redonda com Fernanda Cláudia Pandolfi, os doutorandos Karulliny Silverol Vianna e Jorge Vinícius Monteiro Vianna e o mestrando Arthur Ferreira Reis, todos da Ufes.

No evento serão apresentadas as características e singularidades dessa área de pesquisa acadêmica que tem como principal objetivo o estudo da imprensa. Com a interseção de duas linhas de pesquisa, muito se pode ganhar tanto na perspectiva histórica - destacando as linguagens políticas, sociais e a articulação de ideias - quanto para a área de desenho industrial, no que se refere à edição, composição e estruturação material dos impressos.

Também serão apresentadas algumas das pesquisas já em andamento pelos pós-graduandos em História, com destaque para os estudos históricos dos impressos na formação da esfera pública, dos editores na estruturação do mercado impresso e a importância e a função da imprensa em diferentes contextos sociopolíticos.

Serviço
Lançamento da linha de pesquisa do Laboratório História, Poder e Linguagens: Impressos, imprensa e editores: novas perspectivas de investigação histórica
Data: 11/11
Horários:
Das 9 h às 10 h: palestra de abertura com Adriana Pereira Campos e Letícia Pedruzzi Fonseca
Das 10h às 12h: mesa redonda com Fernanda Cláudia Pandolfi, os doutorandos Karulliny Silverol Vianna e Jorge Vinícius Monteiro Vianna e o mestrando Arthur Ferreira Reis, todos da Ufes.
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá/Vitória)
Entrada gratuita

Fonte: Secult-ES