CIDADE

Umef Thelmo Torres fecha mês da Consciência Negra com congo e samba.

A passista e o mestre sala da MUG, ex-alunos da escola, participam do evento nesta sexta (27).

Em 27/11/2015 Referência JCC

Para fechar com chave de ouro o mês em que se comemora a Consciência Negra, os alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Thelmo Torres, em Itapuã, recebem no final da tarde desta sexta-feira (27) os integrantes da bateria da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), para valorizar o samba, uma das heranças culturais do povo africano. A passista e o mestre sala da MUG são ex-alunos da escola.

“O objetivo de todas as atividades que realizaremos é o de valorizar a herança cultural africana, herdada por todos nós. E a música, como o samba, é uma destas grandes heranças”, explicou a diretora da escola, a pedagoga Christiane de Morais Maia.

A sexta-feira será a culminância das atividades realizadas na escola durante todo o mês de novembro, com apresentações artísticas e culturais. Pela manhã, a escola será palco de atrações como banda de congo, declamação de poemas, música hip hop e desfile da beleza negra.

À tarde, será apresentação de congo com ex alunos em homenagem ao Professor Isaías Cândido, que trabalhou na escola por muitos anos o tema da consciência negra e que faleceu em um acidente recentemente. Também haverá apresentação de maculelê, hip hop, pagode, culinária africana, entre outras apresentações culturais. Ao final da tarde, um desfile da beleza negra e a presença da MUG encerram as atividades na Professor Thelmo Torres.

Os alunos que frequentam a Educação para Jovens e Adultos (EJA) receberam, na noite da última quarta-feira (25), a palestrante Kenya Alves de Souza, formada em gastronomia, que falou também sobre a influência da cultura africana na cozinha brasileira, finalizando a palestra preparando um prato chamado de bolinho do estudante.

Projeto água – Paralelo às atividades desenvolvidas em sala de aula sobre Consciência Negra, os alunos participaram na semana passada do Projeto Água, idealizado pelo Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Faculdade Católica Salesiano do Espírito Santo, em Vitória. Foram realizadas palestras e atividades para que as crianças aprendessem a importância da água para o organismo e a como preservá-la, descobrindo as muitas formas de evitar o desperdício.

Depois da ação, os estudantes saíram panfletando sobre o tema no entorno da escola e se posicionaram nas portas de supermercados do bairro para receberem doações de água potável, para serem distribuídas para a população que mora nas cidades com problemas de abastecimento de água, devido a lama que invadiu o Rio Doce.

Ao todo, os estudantes recolheram 466 litros de água, que também foram doados na escola pela comunidade no decorrer desta semana, e que foram levados por funcionários da Secretaria de Educação nesta quinta-feira (27) para o Corpo de Bombeiros, em Vitória, que fará a distribuição da água à população.

 

Prefeitura de Vila Velha