CIDADE

V. Velha entrega novas casas para famílias que habitavam as margens de canal

Trinta residências que obstruíam o canal do Rio Aribiri são removidas.

Em 20/12/2014 Referência JCC

O prefeito Rodney Miranda entregou a chave da nova residência para 30 famílias que foram removidas pela prefeitura que habitavam as margens da bacia do rio Aribiri.  O local está totalmente poluído e obstruído.  As famílias estão sendo removidas para o Conjunto Residencial Zumbi dos Palmares, em Santa Rita, construído pela prefeitura por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal.
 
“Essas famílias precisam ter dignidade de vida. Por isso, estamos removendo todas elas para casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro. A prefeitura está realizando toda a mudança. As casas estão prontas para morar, com ligação de água e luz em nome dos novos proprietários”, explica Ana Márcia Erler, secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade.
 
Além disso, a remoção dessas famílias está, na realidade, possibilitando os trabalhos para evitar os alagamentos que ocorrem no local. Com a retirada dos moradores, a prefeitura começa a fazer o alargamento do canal  em uma área de cerca de dois mil metros quadrados para melhorar o escoamento das águas do rio.
 
“Nosso principal objetivo é dar condições de vida àquelas famílias. Com a remoção delas, do local, vamos ganhar um espaço para ajudar no escoamento das águas da bacia do rio Aribiri. O município trabalha duas questões importantes: qualificando a vida das pessoas e, ainda, desobstruindo mais uma bacia tão importante para Vila Velha”, diz Ana Márcia.
 
Para dona Tereza Gonçalves Taquino, de 69 anos e há 30 morando em Primeiro de Maio, essa mudança será um recomeço de vida. “Eu sou idosa, tenho já idade avançada.  Mais estou com uma ótima sensação. A sensação de recomeço de vida no auge da minha velhice. Para onde eu vou, é a minha casa nova, serei feliz de verdade. Estou muito ansiosa”, disse. Ela vai se mudar para a casa no residencial com o marido.
 
Além de dona Tereza, Ariane Ramos, que mora o mesmo local com o marido e três crianças, também está contando os dias para o sonho tornar-se realidade. “Lá terei melhores condições de criar meus filhos e minha enteada que mora comigo. Eles poderão viver com mais dignidade. Uma nova vida começa para a minha família”, falou emocionada.
 
A bacia do rio Aribiri compreende os bairros Ilha das Flores, Ilha da Conceição, Vila Batista, Primeiro de Maio e Santa Rita.

Fonte:PMVV