EDUCAÇÃO

V. Velha/ES convoca comunidade escolar para combate ao mosquito.

A ação está sendo capitaneada pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

Em 09/12/2015 Referência JCC

Pais de alunos de duas escolas da Regiao 5, professores, moradores e líderes comunitários se reúnem nesta quarta-feira (09), às 16 horas, no auditório da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Paulo César Vinha, em Terra Vermelha, para participarem de um encontro promovido pelo Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria de Educação (Semed) para traçar estratégias de ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
 
Uma equipe do PSE estará apresentando slides sobre o ciclo de vida e formas de proliferação do mosquito, com palestra sobre o tema, abordando as ações que todos devem tomar para combater o vetor em suas próprias residências e quintais, utilizando a forma correta de se eliminar os criadouros do mosquito. Os pais convidados para participarem do encontro são os dos alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo César Vinha e Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Professora Normília da Cunha Santos, ambas em Terra Vermelha.
 
Com o slogan do Ministério da Saúde ‘Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer’, a equipe do PSE quer sensibilizar alunos, pais e comunidade para a necessidade de cada um fazer a sua parte na luta contra o Aedes aegypit. Estão sendo distribuídos nas escolas folderes sobre as ações que devem ser tomadas para se lutar contra o mosquito.
 
“Além disso, estamos envolvendo toda a comunidade desta luta. A participação popular consciente é fundamental para o enfrentamento da epidemia causada por este inseto. Queremos estimular a ideia da prevenção, só assim poderemos vencer esta luta”, acredita a coordenadora do PSE, Laura Maria da Silva Coutinho.
 
O PSE pretende formar um Brigada da Dengue, composta por alunos da rede, para serem multiplicadores de informações para o combate ao mosquito, pedindo que ajudem a identificar focos na escola, em casa e na rua onde moram, contribuindo, com isso, para que sejam eliminados.
 
Uma outra equipe do PSE estará se reunindo, às 13 horas, com a mesma finalidade, com a comunidade e os pais dos alunos da Umef  Dep. Paulo Sérgio Borges e Umei  Prof. Francisca Amélia Pereira d’Oliveira, ambas localizadas em Morada da Barra.,
 
Na quinta-feira (10),  será a fez das equipes do PSE se reunirem com os líderes comunitários, moradores e pais dos alunos das Umef's Hélida Figueiredo, em Jabaeté, e Darcy Ribeiro, em Morada da Barra.
 
Diretores - Na segunda-feira (07), o prefeito Rodney Miranda se reuniu no auditório da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica, com os diretores das 97 escolas que compõem a rede municipal, para capacitá-los sobre as formas de combate à proliferação do mosquito e eliminação de possíveis focos do vetor nas unidades de ensino.
 
Na ocasião, o entomologista Claudiney Biral dos Santos, da Secretaria de Saúde (Semsa), explicou o ciclo biológico do inseto, o modo como ele atua, como se prolifera, como eliminar os criadouros e como evitar que estes locais sejam criados, entre outras informações.   "É importante realizar os mesmos procedimentos, de limpeza de possíveis focos e ações para impedir que eles sejam criados, toda semana, sempre no mesmo dia", alertou o entomologista.
 
“O Aedes aegypti causa doenças graves e todos precisamos fazer nossa parte. Podemos ser agentes multiplicadores das ações que impedem a proliferação do mosquito, mas também temos que fazer o nosso dever de casa, tomando medidas para eliminar este mal das nossas vidas nas nossas casas e do nosso ambiente de trabalho. A Educação vai ajudar no combate a este inseto”, frisou a secretária de Educação,  Iracy Baltar.

Fonte:PMVV