SAÚDE

​Vacinação contra influenza em crianças, gestantes e puérperas

Vila Velha inicia a vacinação contra Influenza em crianças de 6 meses, gestantes e puérperas

Em 26/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

A Secretaria Estadual de Saúde antecipou para o dia 26 de abril a imunização para esses públicos, que inicialmente foi marcada para começar em 2 de maio.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a vacinação contra Influenza em crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes (em qualquer período gestacional) e puérperas (até 45 dias de pós-parto) nas Unidades de Saúde do município, por meio do agendamento on-line no site da PMVV, que abrirá às 16h desta terça-feira (26), para aplicação nas Unidades de Saúde no município.

A Secretaria Estadual de Saúde antecipou para o dia 26 de abril a imunização para esses públicos, que inicialmente foi marcada para começar em 2 de maio. A estratégia foi adiantada devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde, por quadros clínicos respiratórios.

Na oportunidade, também serão aplicadas as vacinas contra Sarampo para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Caso a criança esteja fazendo pela primeira vez este ano a vacinação contra a influenza, deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo. Se a criança foi vacinada contra a gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. 

As vacinas

A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), produzida pelo Instituto Butantan, tem a formulação constantemente atualizada, para que a dose seja efetiva na proteção contra novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba e é aplicada como rotina na infância, em duas doses. A primeira dose deve ser tomada com um ano de idade e a segunda com 15 meses. Assim, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e evitar surtos, a vacinação do sarampo faz parte das doses de rotina, que estão disponíveis nos postos durante todo o ano. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Gripe e Sarampo: Vitória abre agendamento para vacinação
Serra abre 4.290 vagas para vacinação na segunda-feira (25)
Sesa alerta para prevenção contra Meningite no Espírito Santo
País aplica 559 mil vacinas contra covid nas últimas 24 horas
Covid-19: país tem 30,3 milhões de casos e 662 mil mortes
OMS recomenda pílula da Pfizer para tratamento de Covid-19
Covid-19: ministro oficializa o fim de emergência sanitária
Serra: Vacina contra Gripe e Covid sem agendamento hoje
Estudo alerta sobre uso de chás e fórmulas para emagrecer
Cardiologista explica os cinco sintomas físicos da ansiedade

TAGS:
VACINA | INFLUENZA | VILA VELHA | CRIANÇAS | GESTANTES | PUÉRPERAS