SAÚDE

Vacinação contra o Sarampo segue até 31 de agosto, em todo ES

Danielle Grillo, da Sesa, fala sobre a Campanha de Vacinação contra o Sarampo.

Em 24/08/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SESA

A importância da imunização de adultos se dá devido à susceptibilidade ao adoecimento pelo sarampo e também à facilidade que têm em transmitir a doença às pessoas mais vulneráveis.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até o próximo dia 31 de agosto e tem como público-alvo adultos de 20 a 49 anos, faixa etária cujos dados epidemiológicos, em 2019, mostram que é a população que apresenta o maior número casos confirmados.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 47,8% de casos confirmados de sarampo, em 2019, foram entre a população de 20 a 49 anos. Até o último dia 31 de julho, o Espírito Santo tinha 35 casos notificados, 34 descartados, um caso em investigação e nenhum confirmado. 

A importância da imunização de adultos se dá devido à susceptibilidade ao adoecimento pelo sarampo e também à facilidade que têm em transmitir a doença às pessoas mais vulneráveis, como as crianças e os imunodeprimidos, indivíduos cujos mecanismos normais de defesa contra infecções estão comprometidos, que são os grupos mais propensos a complicações pela doença, podendo deixar sequelas e causar a morte. A imunização está ocorrendo nas 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado do Espírito Santo.

“É importante essa vacinação parque o sarampo continua circulando no país, e 21 estados registram casos da doença. Aqui no Espírito Santo, neste ano, não há casos confirmados, mas, a importância da vacinação entre esse púbico de 20 a 49 anos, é porque esse é o público que mais adoece pelo sarampo no país. Então, vacinando esse público, estamos protegendo essas pessoas e também, aquelas que estão ao seu redor. A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde (US) do Estado”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, Danielle Grillo. (Com informações da Assessoria de Imprensa da SESA)