SAÚDE

Vai ficar em casa no feriado? Aproveite para se exercitar!

Treinador Gustavo Luz mostra como se manter ativo na folga prolongada.

Em 31/03/2018 Referência JCC - Gustavo Luz (Foto: Eu Atleta)

Quando um feriado prolongado se aproxima, será que é possível manter os treinos? Para muitos praticantes de atividades físicas, a folga é uma boa chance de treinar com mais tempo e descansar um pouco melhor. Para esse time, o feriado pode ajudar na rotina de treinos. Mas também tem gente - principalmente aqueles que ainda não conseguiram encontrar uma regularidade e uma rotina com os exercícios - que sofre com essa quebra de ritmo que os feriados proporcionam. E para essa galera, uma boa estratégia é planejar o feriado e não sabotá-lo.

Quem está querendo perder peso e reduzir medidas deve tomar mais cuidado, pois um feriadão pode proporcionar comida e bebida farta, além daquela "matada" no treino. Se vai à uma festa na sexta à noite, não se lamente por que não vai conseguir acordar cedo para treinar. Passe o dia seguinte se recuperando com boa comida e água e treine à noite. Treino não negociável, simples assim. Se quer aproveitar para chegar cedo à praia ou parque, que tal uma caminhada de 15 ou 20 minutos (se for à praia, vá de areia fofa) antes de sentar na cadeira?

Caminhar um pouco é muito melhor do que não caminhar nada, isso acelera o seu metabolismo, aumentando o gasto calórico, e ainda o deixa mais acelerado por algum tempo depois do exercício, queimando mais calorias. Uma boa ideia também é a cada cinco minutos de caminhada, fazer uma série de 10 agachamentos simples. Se preferir, pode fazer flexão de braços ou pequenos saltos (tipo bloqueio de vôlei). O objetivo aqui é misturar as atividades e detonar as calorias.

E se feriado para você é sinônimo de ficar em casa e relaxar, tudo bem, mas saiba que existem algumas atividades simples que podem ser feitas em casa mesmo. Imagine morar no quinto andar de um prédio por exemplo, usar as escadas pode ser uma excelente estratégia: você pode subir a escada uma vez, duas ou quantas quiser, pode subir de dois em dois degraus, por exemplo. Isso pode render um treino de 10 ou 15 minutos, jogar a sua frequência cardíaca lá em cima e ainda faz uma bela musculação para perna e bumbum. Outra boa ideia é aproveitar que está em casa tranquilo e investir um tempo no alongamento - pode fazer aqueles básicos mesmo. Se preferir só alongar, suba uns três ou quatro andares de escada ou faça alguns pequenos saltos ou agachamentos antes, só para deixar a musculatura um pouco mais alerta e aquecida, isso pode ajudar bastante.