ESTÉTICA & BELEZA

Vaidade masculina movimenta mercado da beleza em Serra

No município de Serra, o número de salões de beleza tem crescido a cada ano.

Em 27/03/2018 Referência JCC / Secom-PMS

Os pelos do rosto nunca saem do radar masculino. Nos últimos anos, então, cresceu ainda mais o interesse dos homens pelos cuidados especiais com essa parte do corpo, assim como cresceu a procura por cortes de cabelo cheios de desenho e estilo. Essas e outras tendências no cenário de beleza dos homens fizeram com que novas barbearias especializadas surgissem, movimentando a economia do setor. Em Serra, o número de salões de beleza tem crescido a cada ano.

De acordo com o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), em Serra, em média procuram o local mensalmente 2.250 pessoas em busca de informações e orientação para empreender. Deste quantitativo, nos últimos meses, a maior procura foi para a área da beleza.

“Em relação ao número de pessoas que procuram os nossos serviços, a maioria está ligada ao setor de serviços. Os barbeiros e cabeleireiros, por exemplo, são os que mais estão empreendendo nos últimos tempos. Creio que por causa da moda da juventude”, disse o diretor do Ciampe, Sebastião Sabino.

“O ramo de barba, cabelo e bigode colhe os frutos da mudança de comportamento da sociedade. O sucesso de produtos e serviços de beleza para homens mostra que um universo que antes era visto como exclusividade feminina foi invadido pelos homens. Uma grande oportunidade para quem deseja investir”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Serra, Paulo Menegueli.

Sucesso

O empreendedor Jonathan Xavier, de 25 anos, comanda a Barbearia K3, em Feu Rosa, e afirma que tem investido no negócio, saído do padrão. No espaço, além do ambiente climatizado e grafitado, é possível encontrar uma pequena biblioteca e até mesa de sinuca. “Também invisto em tesouras específicas para a barba, cremes para acelerar o crescimento do cabelo, cera, spray para carecas, entre outros produtos. O mercado cresceu muito e temos que acompanhá-lo. Já fiz curso, workshop e assisto a vídeos da área para sempre evoluir”, contou Jonathan.

Oportunidade

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Serra, Paulo Menegueli, os interessados em empreender no município e até aqueles que já possuem o próprio negócio, mas desejam ampliá-lo, devem ficar atentos às oportunidades.

“A capacitação e a busca por informação fazem parte do processo de crescimento dos empreendedores”, disse.

Menegueli lembra que o Ciampe Serra, localizado no Pró-Cidadão, oferece gratuitamente palestras de capacitação para empreendedores todas as semanas. Além disso, no local é possível buscar informações sobre alvarás, licenças, regularização e crédito para investir e abrir o próprio negócio.  

Saiba mais:

Endereço: Pró-Cidadão Serra, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe

Números de salões de beleza na Serra:

2015 - 11
2016 - 27
2017 - 29

(Foto: Jansen Lube/Secom-PMS)