CULTURA

Vencedores do concurso de poesias são premiados em noite de festa no Titanic

Entre Versos e Rimas é resultado de um projeto de leitura e produção de textos.

Em 08/12/2015 Referência JCC

Os 15 vencedores do concurso de poesias Entre Versos e Rimas foram premiados na noite desta segunda-feira (07) durante a cerimônia de lançamento do livro que leva o mesmo nome do concurso, promovido em abril pela Coordenação de Bibliotecas da Secretaria de Educação (Semed) com poesias escritas por alunos e servidores da secretaria. A chuva não tirou o brilho do evento e o Centro de Capacitação e Treinamento (Titanic), no Centro, ficou lotado com a presença dos autores, professores, diretores, profissionais da Semed e de familiares.
 
Foram premiados os três primeiros classificados nas cinco categorias do concurso:  4º e 5º anos; 6 ° e 7º anos; 8º e 9º anos; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e servidores da Semed.
 
O primeiro colocado de cada categoria ganhou um notebook, o segundo um tablete e o terceiro uma câmara digital, além de cinco exemplares do livro, que também foram dados aos 115 classificados no concurso. Todos ganharam medalhas.  Cada um dos professores-orientadores dos três primeiros lugares recebeu dois livros.
 
“Em um mundo tão tecnológico poder mobilizar e sensibilizar toda equipe da secretaria e comunidade escolar para produção de um livro de poesia é uma grande vitória para a linguagem escrita, para os alunos, enfim, para todos nós. O livro é uma mensagem que fica para sempre. Toda a equipe que participou do projeto está de parabéns”, frisou, durante a abertura da cerimônia, a secretária de Educação, Iracy Baltar.
 
Entre Versos e Rimas é resultado de um projeto de leitura e produção de textos poéticos elaborados em sala de aula, com tema livre, promovido pela Coordenação de Bibliotecas/Semed, com o objetivo de incentivar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita.
Participaram do projeto alunos do 4º ao 9º anos do Ensino Fundamental e EJA, regularmente matriculados nas unidades de ensino da rede municipal, assim como servidores da secretaria (diretores, pedagogos, professores, secretários escolares, auxiliares de secretaria, bibliotecários e demais servidores da Semed).
 
“Hoje estamos finalizando um projeto que nasceu do sonho de se ter a leitura valorizada, de maneira tal que se formasse uma rede de leitores que lesse cotidianamente. Além de incentivar a leitura, o projeto deu a possibilidade de vermos nascer novos escritores na comunidade escolar. Não dá para descrever a felicidade que sinto ao concluir este projeto, que só foi possível porque contou com a participação de todos. Alunos, servidores, todos que participaram do projeto estão de parabéns”, comemorou a responsável pelo Entre Versos e Rimas, a coordenadora de Bibliotecas da Semed, Eliana Terra Barbosa.
 
A primeira etapa do projeto foi escolar, onde foram realizadas nas escolas atividades de leitura e escrita a partir de uma sequência didática. Depois, os estudantes produziram poemas. As unidades de ensino promoveram sarau de poesias, com textos poéticos declamados pelos alunos, premiações das melhores produções, dramatizações, apresentações musicais, entre outros.
 
Cada escola encaminhou à Comissão Julgadora Municipal apenas um texto por categoria, em cada turno. A Comissão foi formada por escritores capixabas convidados pela Secretaria de Educação. Foram selecionados pela Comissão Julgadora 21 poemas de cada categoria.
 
“Este projeto foi importante para a rede municipal, porque envolveu alunos e servidores, valorizando todos os envolvidos e incentivando-os na produção de texto. Melhor de tudo é que cada um pode ver no livro o fruto do seu empenho”, comentou o subsecretário pedagógico da Semed, José Roberto Martins Aguiar.

Conheça aqui os primeiros colocados de cada categoria

Fonte:PMVV