MOTOR

Venda de carros aumenta 9,5% no ES no último ano

O ano de 2018 começa com otimismo para o setor nacional de automóveis.

Em 18/01/2018 Referência JCC / Talita Rezende, Resultate

O ano de 2018 começa com otimismo para o setor nacional de automóveis. Com mais de 2,24 milhões de carros vendidos em 2017, a indústria brasileira de veículos fechou o último ano com um crescimento de quase 10% na quantidade de vendas. No Espírito Santo, o número também é expressivo. Com quase nove mil novos emplacamentos, cerca de 75% são referentes a carros de passeio, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O aumento nacional é o primeiro depois de quatro anos consecutivos de queda de licenciamentos. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 2 milhões de veículos de passeio, caminhões e automóveis comerciais foram licenciados em 2016. O aumento é causa de otimismo para o setor neste ano de 2018.

Aumento no investimento

Mais de oito montadoras residentes no Brasil anunciaram aumento de investimento no setor.  Fábio Santorio, gerente geral da Vitoriawagen, observa que o aumento dos investimentos é evidente.  “Depois do choque sofrido pela indústria automobilística no último ano, o investimento reflete o crescimento nas vendas do setor”, avalia. 

Crescimento da indústria automobilística

O gerente geral da Vitoriawagen, explica, ainda, como a melhoria das vendas representa uma recuperação para o setor. “O crescimento nas vendas significa a retomada que o setor automobilístico buscava após a crise econômica”, comemora. 

De acordo com especialistas, a expectativa para 2018 é que o índice cresça ainda mais, representando um aumento de 15% nos novos licenciamentos. Santorio, acredita que no aumento também no estado. “No Espírito Santo, o crescimento deve seracima dos 10%, indica o gerente.

A ascensão da indústria brasileira automobilística também demonstra um crescimento de carros lançados. Para 2018, são esperados mais de 40 modelos novos movimentando ainda mais o mercado. Fábio Santorio informou os lançamentos que a Vitoriawagen vai ter no primeiro trimestre do ano, o Virtus e o Amarok v6.

Lançamentos Vitoriawagen no primeiro semestre de 2018

Em janeiro a Volkswagen apresentou o novo Virtus. O carro vêm como intermediário sedã do Novo Polo, como o maior porta-malas da marca, com 521 litros. Pensando em motor, o modelo apresenta a opção 1.6 MSI, com potência de 117 cavalos, e a tipo 1.0 TSI, chamado de 200 TSI com potência de 128 cv com turbo e injeção direta. Na segunda opção, o Virtus vai de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e chega à velocidade máxima de 194 km/h. O carro chega na Vitoriawagen em fevereiro.

Ficha técnica do Virtus

Motor: 1.0 de 3 cilindros, turbo, flex, injeção direta de combustível, dispensa partida à frio

Potência: 128 cv

Torque: 20,4 kgfm

Câmbio: Automático de 6 marchas com conversor de torque

Direção: Elétrica

Tração: Dianteira

Suspensão: independente tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)

Freios: a disco nas quatro rodas com ESC (nas versões TSI)

Porta-malas: 521 litros

0-100 km/h: 9,9 segundos (etanol)

Velocidade máxima: 194 km/h (etanol)