ECONOMIA NACIONAL

Vendas no comércio crescem 0,6% de agosto para setembro

O volume de vendas no comércio varejista aumentou 0,6% no país em setembro deste ano

Em 08/11/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Arquivo/Agência Brasil

O varejo também apresentou altas de 3,3% na comparação com setembro do ano passado, 1,8% no acumulado deste ano e 1,7% no acumulado de 12 meses.

O volume de vendas no comércio varejista aumentou 0,6% no país em setembro deste ano, na comparação com o mês anterior. O crescimento veio depois de uma variação negativa de 0,1% em agosto. O dado, da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), foi divulgado nesta quarta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O varejo também apresentou altas de 3,3% na comparação com setembro do ano passado, 1,8% no acumulado deste ano e 1,7% no acumulado de 12 meses.

>> Meta fiscal de 2024 está em discussão e não foi definida

A taxa de crescimento de 0,6% de agosto para setembro foi puxada por apenas três das oito atividades pesquisadas pelo IBGE: móveis e eletrodomésticos (2,1%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (0,4%).

Cinco atividades tiveram queda no período: combustíveis e lubrificantes (-1,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

A receita nominal cresceu 1% na comparação com agosto, 5,4% em relação a setembro do ano passado, 4,3% no acumulado do ano e 6% no acumulado de 12 meses.

Varejo ampliado

O varejo ampliado, que também considera os segmentos de materiais de construção e venda de veículos e peças, cresceu 0,2%, menos que o comércio varejista, devido às quedas de 0,9% nos veículos, motos, partes e peças, e 2% nos materiais de construção.

O segmento ampliado também teve altas de 2,9% na comparação com setembro de 2022, 2,4% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses. A receita nominal cresceu 0,5% em relação a agosto deste ano, 4,9% na comparação com setembro do ano passado, 5,7% no acumulado do ano e 6,5% no acumulado de 12 meses. (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Meta fiscal de 2024 está em discussão e não foi definida
Estimativas do mercado para inflação permanece estável
Déficit zero só tem efeito simbólico, afirma professor
Benefícios tributários elevarão alíquota do IVA, diz Haddad
Produção industrial registra 0,1% em setembro, aponta IBGE
Copom decide hoje (1) corte dos juros básicos da economia
Indústria de transformação perde dinamismo em setembro
Taxa de desemprego chega ao menor patamar desde 2015
Receita Federal paga nesta terça-feira lote residual do IRPF
Brasil tem saldo de 1,59 milhão de empregos em nove meses

TAGS:
VENDAS | COMÉRCIO | SETEMBRO | IBGE | VAREJISTA