CIDADE

Verão: reforço de guarda-vidas em Vitória começa nesta sexta

Para garantir a segurança dos banhistas, o reforço começa a atuar, nesta sexta-feira (8).

Em 08/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Pedro Paulo Picoli

O Salvamar está distribuído em 18 pontos da Capital. A primeira orientação aos banhistas é sempre procurar um lugar próximo a um desses pontos para, só então, entrar no mar. 

Nada combina mais com dia de sol do que praia, não é mesmo? Para garantir a segurança dos banhistas, o reforço no efetivo do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) de Vitória começa a atuar, nesta sexta-feira (8), nos balneários da capital. Inicialmente, serão 25 novos guarda-vidas que irão se juntar aos 46 que atuam durante todo o ano. 

Além dessa turma, haverá um aumento progressivo ao longo do mês para atender a alta temporada de férias e verão. A previsão é chegar ao total de 90 profissionais.

>> Cachoeiro autoriza construção de uma unidade de saúde

"Os guarda-vidas de Vitória estão preparados para acolher os banhistas, sempre atentos à prevenção de acidentes aquáticos, primeiros-socorros, orientações sobre preservação ambiental e atendimento a crianças e idosos perdidos", destaca Ednardo Dalmácio, coordenador do Salvamar. 

O Salvamar está distribuído em 18 pontos da Capital. A primeira orientação aos banhistas é sempre procurar um lugar próximo a um desses pontos para, só então, entrar no mar. 

"Famílias inteiras vão à praia em Vitória, além de recebermos muitos turistas. Permanecer nas proximidades de um posto com guarda-vidas é a primeira dica de segurança", pontua. 

O coordenador também pede para evitar entrar no mar após ingerir bebida alcóolica, crianças devem ser monitoradas com distância mínima de um braço, evitar entrar mergulhando de cabeça no mar (sempre ir devagar, em pé, conhecendo a praia) e evitar boias infláveis.

"O correto é o colete, tanto para as crianças quanto para os adultos", destaca. 

Segurança

Em razão do forte calor, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), responsável pelo Salvamar, também adiantou a Operação Verão da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV). 

No Trânsito, os estacionamentos irregulares nas áreas de praia e bebida e direção tem sido o enfoque dos agentes de trânsito. Além disso, o patrulhamento dos agentes de proteção comunitária está disponibilizado de forma estratégica para atender à maior circulação de pessoas. 

A cidade também investe em tecnologia. Além do Cerco Inteligente, com 106 câmeras para flagrar carros furtados ou roubados, Vitória conta com 747 câmeras de monitoramento espalhadas por toda a extensão territorial. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Cachoeiro autoriza construção de uma unidade de saúde
Aracruz recebe licença para reabilitação da CGH Santa Maria
Serra é destaque em transparência e governança pública
Museu de Ciências e Tecnologia é reinaugurado em Cachoeiro
Prefeitura de Guarapari vai inaugurar escola nesta quinta (7)
Cariacica vai construir o Complexo Esportivo Hugo Viola
Vila Velha: Ilhas costeiras são liberadas após meses fechadas
Vitória promove leilão leilão de bens móveis até o dia 21/12
Defesa Civil realiza palestra sobre gestão de risco e desastres
Prefeitura de Vitória inaugura campo no bairro Santa Tereza

TAGS:
VITÓRIA | VERÃO | REFORÇO | GUARDA-VIDAS | SEGURANÇA