CIDADE

Vias da Grande Vitória(ES) vão receber 48 novos radares

Reunião para definição completa das vias acontece nesta quinta-feira (23).

Em 23/04/2015 Referência JCC

As vias próximas aos terminais de Laranjeiras, na Serra, e Campo Grande, em Cariacica, a Ponte da Passagem e o acesso à Segunda Ponte, em Vitória, estão na lista das que poderão receber 48 radares na Grande Vitória.  A definição completa das vias vai acontecer nesta quinta-feira (23), durante reunião entre as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES).

Segundo o diretor-geral do DER-ES Halpher Luiggi, os principais benefícios da instalação dos equipamentos, sem prazo definido ainda, são a redução do índices de acidentes de trânsito e a correção das velocidades nas vias urbanas da Grande Vitória, adequando também o fluxo de veículos.

Para ilustrar essa importância, Luiggi trouxe à tona dados estatísticos levantados pelo DER-ES. Eles apontam que os 128 radares espalhados pelas rodovias estaduais registraram a passagem de mais de 81 milhões de veículos nos três primeiros meses deste ano, mas destes, menos de 1% infringiram as leis de trânsito. Isso evidencia que os condutores respeitam os equipamentos.

Locais

Entre as vias pré-selecionadas estão as avenidas Fernando Ferrari, a Nossa Senhora Penha, a Leitão da Silva e a Dante Michelini em Vitória; as avenidas Luciano das Neves, Carlos Lindenberg e Hugo Musso em Vila Velha; as avenidas Norte-Sul e Talma Rodrigues, na Serra; e por fim, as avenidas Expedito Garcia e Leste-Oeste, em Cariacica.

As prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica preferiram não revelar quais vias de fato poderão receber os radares e afirmaram que vão aguardar a reunião desta quinta.

Segundo o DER-ES, os equipamentos serão instalados entre 60 e 90 dias após a assinatura do contrato de convênio com esses municípios, a partir do qual serão realizados também as definições técnicas, como as aferições do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem), bem como a quantidade e os locais exatos de instalação.

Está prevista a instalação, ao todo, de cinco tipos de radares que flagram o avanço de sinal, o excesso de velocidade e a parada sobre a faixa de pedestres. Os equipamentos podem flagrar infrações em até duas faixas.

Fonte: G1-ES