ESPORTE INTERNACIONAL

Vila oferece praia, manicure e outros serviços para delegações.

Praia improvisada, piscinas e saunas fazem parte da diversão.

Em 27/07/2016 Referência JCC

Entregue com vários problemas de acabamento e alvo de críticas por parte de várias delegações, principalmente da Austrália, Argentina e Suécia a Vila Olímpica, na Zona Oeste do Rio, também tem agradado alguns dos novos moradores. O local oferece uma série de atividades e facilidades para os atletas, comissões técnicas e membros das delegações que competirão na Olimpíada para que todos possam confraternizar enquanto esperam a hora de participar das competições. Ainda no período de chegada dos atletas, o local vive dias calmos, mas isso deve mudar com a proximidade da cerimônia de abertura.Próximo aos prédios, em uma área na qual a imprensa não tem acesso, os atletas contam com piscinas e saunas para relaxar, além de áreas arborizadas e pequenas praças entre os caminhos ao lado dos edifícios. Por eles, todos se encontram e conversam.Outro importante ponto de encontro é o refeitório, onde todas as delegações se encontram e vivem o clima da Rio 2016 mesmo antes do começo do evento.

Na maior área comum, há um espaço com cadeiras e guarda-sóis na areia que simulam uma praia carioca. Os atletas e visitantes também têm acesso a uma loja de souvenires, uma agência dos correios, banco, lounge de internet e telefonia. Um pequeno mercado oferece itens de primeira necessidade na hora da fome, como biscoitos, refrigerantes e itens de escritório.

No cenário comum da Vila do Atletas também chamam a atenção vários espaços que reproduzem cenários de beleza naturais do Rio para que as equipes possam tirar fotos. Estes tapumes são um dos lugares mais procurados pelos estrangeiros, que não resistem a uma chance de registrar a paisagem carioca, mesmo que seja só em um cenário. Com bem menos popularidade, uma primeira versão do bondinho do Pão de Açúcar, que era feito de madeira, também aparece disponível para fotografias.

Corte de cabelo faz sucesso
O espaço mais concorrido é o salão de beleza. Lá, quem vive da capacidade do próprio corpo em superar limites tem a chance de cuidar um pouco mais da aparência. O local está aberto desde domingo e tem horário variável. Os serviços são agendados mas, se houver disponibilidade de profissionais, há a possibilidade de encaixe.

Ao contrário do que se imagina, os homens são os que mais procuram os serviços de beleza. Eles disputam os horários para cortar o cabelo, fazer lavagens especiais e cuidar da barba.

Para as mulheres, são oferecidos serviços de penteado de acordo com um catálogo, que oferece vários penteados que colorem os cabelos com fitas e elásticos das cores dos países das atletas.

O serviço mais popular entre as garotas por enquanto são as unhas decoradas e patrióticas, pontadas também com as cores e símbolos das bandeiras, de acordo com a nação da esportista. Porém, há uma particularidade: assim como nos EUA, lugar de origem da marca de produtos de beleza da empresa que patrocina o serviço, as manicures não são autorizadas a retirar as cutículas. Elas só pintam e cuidam do acabamento, mesmo no caso das atletas brasileiras.

Fonte: g1-RJ