CIDADE

Vila Velha: ​Ação integrada na feira contra o Trabalho Infantil

Projeto encaminha crianças e adolescentes para trabalharem como aprendizes em empresas

Em 11/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Além desta compensação e de receberem uma bolsa de meio salário mínimo como incentivo, eles têm à disposição cursos profissionalizantes no Senac, Senai e outros parceiros.

L. F. S., 11 anos, estudou até o quarto ano e trabalha hoje como carregador na feira de Aribiri, com o carrinho de mão do seu pai, mas afirma ter vontade de voltar à escola. Ele contou que durante a semana ajuda a mãe em casa. Ele é uma das crianças e adolescentes que estão sob o peso do trabalho infantil, mas terá uma oportunidade para mudar essa realidade.

O Projeto Feira Livre do Trabalho Infantil, no qual atuam profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Fiscais da Coordenação de Posturas, Guarda Municipal, Superintendência de Inspeção do Trabalho e Ministério Público do Trabalho encaminha crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil para trabalharem como aprendizes em empresas parceiras, porém sempre no contraturno escolar.

Além desta compensação e de receberem uma bolsa de meio salário mínimo como incentivo, eles têm à disposição cursos profissionalizantes no Senac, Senai e outros parceiros.

A ação na Feira de Aribiri ocorreu na manhã de domingo (10). Os profissionais envolvidos falavam com cada criança e adolescente e com seus responsáveis, quando presentes, explicando o objetivo do projeto e os benefícios desa oportunidade. 

A secretária municipal de Assistência Social, Letícia Goldner, acompanhou a ação:

“É uma conjunção de esforços nesta parceria de todos nós para buscarmos a erradicação do trabalho infantil no município de Vila Velha. É um trabalho de convencimento e transferência de conhecimento, mostramos uma oportunidade para que mudem o futuro deles”, explicou Letícia.

Quem esteve à frente de toda a ação foi o criador e coordenador do projeto, o auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil no ES, Péricles Rocha de Sá Filho:

“A Prefeitura de Vila Velha é uma das que aderiu a este projeto importante, para erradicarmos o trabalho infantil no Espírito Santo. As feiras livres são apenas um dos locais onde isso ocorre. O convencimento é importante, porque em alguns casos encontramos resistência dos responsáveis”, comentou.

O próximo local visitado pela equipe será a Feira Livre de Itapuã, ainda no mês de abril. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Ação apreende 3.280 maços de cigarros em Vila Velha
Prefeito Sérgio Vidigal inaugura CMEI de Colina da Serra
Começa venda de palmito no estacionamento em Vila Velha
Prefeitura realiza ação do “Aracruz + Cidadania”, no sábado
Vila Velha pretende realizar Festa da Penha com segurança
Vai começar nesta quinta-feira (07), o Carnaval de Vitória
Lâmpadas de LED na iluminação pública de João Neiva
Procon da Serra orienta sobre compras dos ovos de páscoa
> ​Vila Velha lidera ranking de microempreendedores individuais
Prefeitura de Guarapari aperta cerco contra vans clandestinas

TAGS: 
VILA VELHA | TRABALHO INFANTIL | CRIANÇAS | ADOLESCENTES | FEIRA