SAÚDE

​Vila Velha amplia horário de atendimento em quatro UBS

Prefeitura de Vila Velha, ampliou horário de atendimento em mais 4 Unidades do município.

Em 27/01/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Os locais oferecem consultas médicas e de enfermagem, administração de medicamentos e aferições de pressão arterial e glicemia.

A fim de ampliar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou o horário de atendimento em mais quatro Unidades do município. As unidades de Jaburuna, Jardim Colorado, Jardim Marilândia e Barra do Jucu, que antes funcionavam até as 17h, passaram a atender até as 19h.

Além dessas, mais outras nove Unidades já funcionam com horário estendido, que são: Terra Vermelha (22h), Araçás (21), Barramares (21h), Ibes (21h), Coqueiral de Itaparica (21h), Vila Nova (21h), Ataíde (19h), São Torquato (19h) e Vila Batista (19h). As demais Unidades funcionam até às 17h.

Os locais oferecem consultas médicas e de enfermagem, administração de medicamentos e aferições de pressão arterial e glicemia. Para a secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, essa medida representa mais qualidade de vida para toda a população.

"Estamos sempre atentos às necessidades da população de Vila Velha, especialmente nas unidades de saúde. As unidades que funcionam em horário estendido atendem boa parte dos moradores, contribuindo para os atendimentos em tempo oportuno, em ambiente adequado, sem necessidade de esperas no local. Continuaremos trabalhando com foco no respeito e nas demandas da nossa sociedade”, explica Cátia.

Unidades de saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde no Brasil. O objetivo dos serviços é atender, em média, 80% dos problemas de saúde da população de Vila Velha, sem que haja necessidade de encaminhamento para outros locais.

Outro objetivo é descentralizar o atendimento, ofertando os serviços de saúde em locais mais próximos das residências dos moradores.

Vila Velha possui 20 unidades de saúde, onde é possível encontrar diversos serviços de saúde, como consultas médicas, de enfermagem, além do atendimento da equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e demais profissionais que auxiliam as equipes de Saúde da Família.

As unidades ainda ofertam serviços como dispensação de medicamentos, vacinação, coleta de exames laboratoriais, testagens para Covid -19 e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite e HIV. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Quase 32 milhões de doses da Janssen paradas em depósito
Serra abre agendamento para testagem rápida contra Covid
Covid: Saúde propõe autoteste com venda restrita a farmácias
Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19
Mãe filma enfermeira fingindo vacinar criança em Taubaté
> Anvisa determina o recolhimento de autoteste de covid-19
Vila Velha abre mais 1.600 vagas para vacinação infantil
Brasil registra 199.126 casos de covid e 489 mortes em 24 horas
Em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso
Governo amplia atendimento para teste de Covid nos terminais
Ministro diz que prioridade é ampliar vacinação contra Covid

TAGS: 
VILA VELHA | ATENDIMENTO | UBS | SECRETÁRIA DE SAÚDE | SUS