CIDADE

Vila Velha conclui reordenação do trânsito no bairro Itapuã

O objetivo é reduzir os conflitos entre os diversos tipos de veículos e riscos aos pedestres.

Em 07/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Com as mudanças, houve, principalmente, uma redução de conflitos em cruzamentos, que permitiam até quatro direções distintas.

A Prefeitura de Vila Velha concluiu alterações em projeto viário no bairro Itapuã, que consistiram em implementação de binários, ordenação de cruzamentos com semáforos, alteração de sentidos de direção em vias e revitalização de sinalização vertical e horizontal. As alterações foram feitas com base em projetos da Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, com o objetivo de reduzir conflitos entre os diversos tipos de veículos e riscos aos pedestres.

O projeto foi concluído com a mudança de sentido de direção da rua Areia Branca, que passou a permitir o tráfego de veículos em apenas um sentido, atendendo prioritariamente uma necessidade de acesso à UMEF Thelmo Torres, onde havia conflito nos períodos de entrada e saída de alunos, além de regular um conflito entre veículos no encontro com a rua Curitiba.

Antes, uma das principais mudanças foi a implementação do binário entre as ruas Belo Horizonte e Santa Catarina, que contemplou instalação de semáforos em seis cruzamentos, promovendo o fluxo controlado de veículos com sincronia dos semáforos e tempo destinado para travessia de pedestres numa área densamente povoada.

Tanto a Belo Horizonte quanto a Santa Catarina passaram a permitir o tráfego de veículos somente no sentido da orla para dentro do bairro, em contraponto à rua Waldemar Viçosa Pitanga (antiga Resplendor) e à avenida Jair de Andrade, que têm fluxo partindo de dentro do bairro para a praia, formando um binário.

Com as mudanças, houve, principalmente, uma redução de conflitos em cruzamentos, que permitiam até quatro direções distintas. Agora, nos locais com maior fluxo de veículos e pessoas, há apenas dois sentidos, ordenados por semáforos e prevendo tempo adequado para travessia a pé. 

Ao todo, foram instalados sete cruzamentos semaforizados, todos contando com botoeiras para pedestres com deficiência visual e tempo adequado para travessia de pessoas com qualquer dificuldade de mobilidade. Também foram revitalizadas e refeitas sinalizações horizontal e vertical, pinturas de faixa de pedestres e vagas de estacionamento. O bairro ganhou também a travessa Alameda do Amor, que faz a ligação entre as avenidas Hugo Musso e São Paulo e tem seguimento na rua Belo Horizonte, além de abertura de trecho da rua Humberto Serrano – trecho atualmente em obras de infraestrutura. 

O projeto, apesar de implantado dentro do bairro, interage com adequações de ordem macro no trânsito da cidade, como o Binário Sul. Todas as ações foram discutidas com a comunidade e informadas com antecedência, atendendo às demandas mais urgentes dos moradores. Atualmente, estão em andamento, também com base em estudo de tráfego e mobilidade, adequações no traçado de vias do bairro vizinho, Itaparica. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Vitória autoriza obras na Curva da Jurema e cria novo parque
Prefeitura de Vitória vai revitalizar orla do bairro São Pedro
Quinze bairros da Serra recebem saneamento e obras
Linhares distribui uniformes para as escolas do município
Prefeitura de Vila Velha reforma a Escola de Terra Vermelha
Serra celebra o 3 de junho, o dia da educação ambiental
São Mateus destaca uma força tarefa para limpeza urbana
Em 17 meses, Serra contemplou 32 bairros com lâmpadas de LED
Idaf realiza ações educativas em escolas públicas do Estado
Estudantes de Iúna aprendem Matemática de forma lúdica

TAGS:
VILA VELHA | ITAPUÃ | TRÂNSITO | VEÍCULOS | PEDESTRES