SAÚDE

Vila Velha cria grupo para implantação do Rede Cegonha

Mais um passo na implantação do Programa Rede Cegonha em Vila Velha.

Em 13/12/2018 Referência JCC / Semcom/PMVV

Divulgação

Mais um passo foi dado na implantação do Programa Rede Cegonha em Vila Velha, que tem por objetivo criar um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e a saúde da criança e parturiente no município.

NATAL: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Por meio da Portaria nº27/2018, publicada nesta quinta-feira (13), foi criado o Grupo Condutor da Rede Cegonha da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que tem a finalidade de conduzir os processos de organização, monitoramento e avaliação do programa da rede materno-infantil no território municipal.

O programa Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa organizar uma rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério. O programa também tem foco nas crianças como direito ao nascimento seguro e humanizado e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Articulação

O Grupo Condutor da Rede Cegonha tem como atribuições coordenar a operacionalização e a instituição do programa no município definindo sua organização a partir das necessidades de saúde da população, seus riscos e vulnerabilidades específicas.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Irá identificar e apoiar a solução de possíveis pontos críticos em cada fase e acompanhar, avaliar e pactuar as diretrizes e ações prioritárias para Rede Cegonha, em nível municipal articulando e propondo junto com o setor de Educação Permanente da Semsa a qualificação das equipes de saúde do SUS, em acordo com os princípios da integralidade e humanização.

O Grupo Condutor também tem a tarefa de operacionalizar as cinco fases da Rede Cegonha, as quais são: adesão e diagnóstico; desenho regional da Rede Cegonha; contratualização dos pontos de atenção; qualificação dos componentes do programa (pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à criança), e certificação.