EDUCAÇÃO

​Vila Velha lança projeto de xadrez em escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação inicia, um projeto que oferta aulas gratuitas de xadrez

Em 10/06/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Antônio Oliveira/PMVV

A iniciativa é resultado de uma parceria com o projeto "Pequenos Grandes Mestres", desenvolvido pela Associação Argos junto com a Vale AS, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A rede de ensino municipal de Vila Velha conta com mais uma ação inovadora para estimular o desenvolvimento educacional e cognitivo dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação inicia, nesta segunda-feira (10), um projeto que oferta aulas gratuitas de xadrez para os estudantes e ainda promove capacitação de professores na modalidade.

>> Guarapari alcança primeiro lugar em índice de alfabetização

A iniciativa é resultado de uma parceria com o projeto "Pequenos Grandes Mestres", desenvolvido pela Associação Argos junto com a Vale AS, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O intuito é fortalecer a prática do xadrez nas escolas, fomentando competências como raciocínio lógico-matemático, inteligência espacial, socialização, além de exercitar a paciência e a tomada de decisão.
 
A iniciativa acontecerá no formato de ciclos de trimestrais em cada escola: de junho a agosto na UMEF Graciano Neves, em Paul; de setembro a dezembro, na UMEF Ana Bernardes Rocha, em Argolas; e de fevereiro a abril de 2024, na UMEF Prof. Thelmo Torres, em Itapuã. Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 180 alunos, que serão divididos em seis turmas por unidade de ensino, com 10 alunos em cada turma.
 
Segundo o coordenador de Esportes Educacionais, Marcelo Fermo, ao final dos ciclos, será realizada uma competição interna com o objetivo não apenas de motivar os alunos, mas também promover uma maior integração e socialização entre os jogadores da modalidade.

“Os benefícios do xadrez são amplamente reconhecidos como uma prática mental excelente para o desenvolvimento da concentração, atenção e raciocínio. Tudo isso de forma lúdica e divertida, que, sem dúvida, vai se refletir positivamente em sala de aula, potencializando a aprendizagem e ajudando no desempenho escolar”, destacou Fermo. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Guarapari alcança primeiro lugar em índice de alfabetização
Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho
Aracruz realiza formação com professores alfabetizadores
MEC lança pacto para qualificar educação de jovens e adultos
Governo ES lança edital para cursos gratuitos de qualificação
Perfil da pós-graduação muda no país em 25 anos
Vila Velha supera índice nacional de crianças alfabetizadas
Inscrições abertas para bolsas de graduação do Nossa Bolsa
Estudantes de Linhares aprendem sobre educação ambiental
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)

TAGS:
VILA VELHA | XADREZ | ESCOLAS | PROJETO | AULAS