POLÍTICA NACIONAL

Vila Velha recebe a 1ª Casa da Mulher Brasileira no Estado

A Casa da Mulher Brasileira de Vila Velha será a de Porte II, com funcionamento 24 horas.

Em 12/10/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

A Casa da Mulher Brasileira representa um marco significativo no esforço contínuo de combate à violência contra as mulheres no Estado do Espírito Santo.


Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram

O governador do Estado, Renato Casagrande, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assinaram, na última quarta-feira (11), a Ordem de Serviço para implantação da primeira Casa da Mulher Brasileira no Espírito Santo. Localizada na Praia das Gaivotas, no município canela-verde, a Casa da Mulher Brasileira representa um marco significativo no esforço contínuo de combate à violência contra as mulheres no Estado.

“A presença da ministra Cida Gonçalves renova a esperança nas ações que estamos fazendo no Espírito Santo. Temos ainda um índice elevado de violência contra as mulheres no Estado. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer, mas hoje estamos desenvolvendo políticas públicas importantes. São seis Núcleos Margaridas, que atendem às mulheres em situação de violência, além de ações em várias secretarias de Estado”, afirmou o governador.

A Casa da Mulher Brasileira a ser construída em Vila Velha será a de Porte II, com funcionamento 24 horas, com objetivo de reduzir os casos de violência contra a mulher. O espaço reunirá, num mesmo local, diversos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. Serão oferecidos serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica.  

“O desafio da igualdade ainda é um longo caminho. A Casa da Mulher Brasileira é uma conquista de quem sempre lutou contra a violência e também de quem lutou para que vários serviços sejam disponibilizados no mesmo lugar. Nós mulheres temos morrido de forma cruel. Queremos feminicídio zero! Para isso temos que acabar com todas as violências. Sabemos que a morte é a última instância da violência que a mulher sofre. Só vamos acabar com ódio e o feminicídio se o discurso não for só da ministra das Mulheres, mas sim de todos. Essa mudança precisa ser para agora”, declarou a ministra Cida Gonçalves.

Além da Casa da Mulher Brasileira, a ministra visitou uma das unidades do Centro Margaridas, que é o Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência. Esses espaços compõem a cartela de projetos estratégicos do Governo do Estado, no que se refere à estruturação das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo e atendem ao Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e ao Pacto Estadual pelo Enfretamento à Violência Contra as Mulheres.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou a importância da união de esforços no enfrentamento à violência contra as mulheres e informou que, além da doação do terreno onde a Casa da Mulher Brasileira está sendo construída, o município vai investir R$ 740 mil para concluir a obra. 

“Hoje é um dia importante porque a gente dá um passo gigantesco para o enfrentamento à violência contra as mulheres. Violência que é fruto de cultura machista, que as crianças aprendem dentro das próprias casas. Temos uma oportunidade enorme para mudar isso, investindo em educação, o que já estamos fazendo nesses últimos anos, no desenvolvimento econômico, oferecendo oportunidade para que as mulheres tenham independência financeira, e na saúde das mulheres. E isso nós estamos fazendo em Vila Velha. A Casa da Mulher Brasileira é de Vila Velha, mas abre as portas para acolher quem precisar, seja daqui ou de outro lugar, com políticas públicas integradas, com delegacia, Ministério Público, município, Defensoria Pública e Poder Judiciário. Se essa política funcionar linearmente, nós vamos ter grande sucesso para evitar o feminicídio no Espírito Santo. Esta casa vai acolher quem mais precisa, que são as mulheres que estão sendo violadas dentro de suas residências. Queremos dar um basta nisso”, afirmou. 

A comitiva visitou ainda as obras do Centro de Referência da Mulher Brasileira, em fase de construção e com uma área de aproximadamente 300 metros quadrados, localizado no município de Cariacica.

“Estamos comprometidos em criar um ambiente seguro e acolhedor para todas as mulheres do Espírito Santo. A Casa da Mulher Brasileira e o Centro de Referência da Mulher Brasileira delegarão um papel fundamental nesse processo”, afirmou a secretária estadual das Mulheres, Jaqueline Moraes. (Com informação do Governo do ES)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Lançamento regional do Novo PAC no Espírito Santo será dia 17
Governo vai antecipar Bolsa Família em cidades na seca
Câmara recria a cota para os filmes brasileiros no cinema
Lula sanciona Desenrola Brasil com limite para juros do cartão
Ministro Luiz Roberto Barroso assume a presidência do STF
Projeto do Governo estimula a produção de biocombustíveis
Lula anuncia R$ 1 bilhão do BNDES para o Rio Grande do Sul
Brasil recebe presidência do G20 e propõe combate à fome
Líderes do G20 aprovam texto condenando guerra na Ucrânia

TAGS:
GOVERNO | CASA | MULHER | CONSTRUÇÃO | VILA VELHA