SAÚDE

Vila Velha recebeu o primeiro lote de vacinas Coronavac

O município de Vila Velha recebeu 4.263 doses referentes ao 1º lote das vacinas Coronavac.

Em 19/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Thiago Machado/Secom PMVV

Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, estiveram na Secretaria Estadual de Saúde para fazer a retirada das 4.263 doses referentes ao primeiro lote das vacinas Coronavac, que foram disponibilizadas para o município. As doses foram entregues pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. 

Os imunobiológicos irão contemplar o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde: pessoas acima de 18 anos, portadoras de deficiência, que vivem em Residência Inclusiva; 34% dos trabalhadores da saúde das instituições municipais públicas e privadas; profissionais e idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPI). Este público irá receber as vacinas in loco pelas equipes de saúde, não sendo necessário agendamento e nem comparecimento às Unidades de Saúde.

“Vamos levar para Vila Velha e iniciar a vacinação das pessoas idosas e de quem está na linha de frente do combate ao coronavírus. Quero agradecer ao governador do Estado pelo planejamento e organização, além da disponibilidade de distribuir as vacinas para todo o Espírito Santo”, informou o prefeito.

Início

As imunizações tiveram início às 12h e o primeiro local a ser contemplado foi a Casa Itaparica. A secretária de Saúde assegura que todas as instituições serão atendidas até a próxima sexta-feira (22). 

“Nossas equipes já estão todas preparadas, são centenas de profissionais que estão atuando neste momento emblemático. Este é início de uma mudança que virá. Tivemos um 2020 cheio de desafios, enfrentando a maior crise sanitária de todos os tempos, mas estamos na expectativa de vacinar toda a população", disse. 

Instituições

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, foi pessoalmente à Sesa fazer a retirada das 4.263 doses da vacina Coronavac. Foto: Thiago Machado/Secom PMVV

O município conta hoje com 21 instituições. Ao todo, a estimativa é que 500 pessoas sejam imunizadas nesses locais. Para a secretária de Assistência Social Letícia Goldner, o início da vacinação nas instituições de longa permanência é uma conquista para o município.

“Ver a vacinação nos dá uma sensação de dever cumprido. Nosso objetivo é levar qualidade de vida para esses idosos e a vacinação ter começando por aqui garante que eles tenham uma vida mais longa e produtiva”, afirmou a secretária. 

Outros grupos

Quanto aos demais profissionais de saúde e o quantitativo do segundo lote, a Prefeitura aguarda as definições da Secretaria Estadual de Saúde, para elaboração de um novo cronograma.

Primeira vila-velhense imunizada

Maria Benícia Marques, de 76 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina de imunização contra o novo coronavírus em Vila Velha. Dona Maria mora em uma das duas instituições de longa permanência onde o município abriga idosos que sofreram violação de direito ou que a família não pode cuidar.

Logo após receber a vacina, Dona Maria afirmou não ter sentido nada. “Foi só uma picadinha”, disse ela. Também contou que estava muito feliz por ser vacinada e ficar protegida.

Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Arnaldinho Borgo recebeu do secretário Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, 4.263 unidades da vacina.

“Vamos levar para Vila Velha e iniciar a vacinação das pessoas idosas e de quem está na linha de frente do combate ao coronavírus. Quero agradecer ao governador do Estado pelo planejamento e organização, além da disponibilidade em distribuir as vacinas para todo o Espírito Santo”, informou o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, participou da imunização.

“O momento é especial para garantir a saúde dos idosos que estão em situação vulnerável. Cerca de 500 idosos, sendo 30 acolhidos pelo município, vão ser imunizados contra a COVID-19”, afirmou a secretária.

A ação durou cerca de duas horas. Na instituição de Itaparica, onde vive a primeira idosa vacinada, cerca de 30 funcionários também foram imunizados, devido ao contato direto com o grupo de risco. (Com informações da Secom/PMVV)