CIDADE

Vila Velha vai instalar placas de proibição de animais na praia

O risco de contaminação afeta humanos e até os próprios animais sadios.

Em 23/01/2018 Referência JCC - Secom PMVV (Foto: Claudiano Gomes)

Apesar da clareza da legislação, há alguns donos de cachorros que insistem em desrespeitar a lei que proíbe animais nas areias das praias de Vila Velha. Em toda a orla são frequentes os flagrantes de animais tanto nas areias, como na água. O risco de contaminação afeta humanos e até os próprios animais sadios, que podem contrair doenças.
 
Para reforçar o trabalho de conscientização dos donos de animais, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), abriu um processo licitatório para aquisição de placas informativas indicando que é proibido cachorros na praia.
 
Atualmente existem três placas instaladas na Praia da Costa. Segundo a secretaria interina de Serviços Urbanos, Maria Cândida Ramos Donatelli, serão confeccionadas inicialmente 30 placas. “Vamos instalar placas ao longo da orla que vai da Praia da Costa até Ponta da Fruta. Existem papeleiras no calçadão onde os donos dos animais podem depositar as fezes do pet”, ressaltou.
 
Lei

De acordo com a Lei Municipal nº 3052/95, artigo 3º -  Não é admitido o trânsito de qualquer animal nas praias do município, nem será tolerado a sua permanência em vias públicas com grande concentração populacional como em eventos ou aglomerações de pessoas.
 
Vale a pena ressaltar que os cães devem ser mantidos longe da areia e da água do mar, quando estiverem nas praias. Os animais devem passear na orla somente no calçadão, desde que sejam presos por coleiras e focinheiras no caso de animais de médio e grande porte e tenham suas fezes recolhidas pelos donos de maneira adequada.
 
Doenças    

Além da transmissão de vários tipos de doenças pelas fezes e urina dos animais, um dos principais problemas causados pela presença de animais nas areias das praias é o risco de acidentes. Num ambiente com crianças, movimento de vendedores ambulantes, prática de esportes e barulho, o bicho pode se assustar e atacar alguém, mesmo que seja manso.
 
A responsabilidade de um acidente envolvendo o animal com outras pessoas é do dono do animal que vai responder criminalmente pelo acidente.  O cidadão que flagrar animais na areia pode ligar para o telefone 162 da Ouvidoria Municipal para denunciar quem desrespeita a lei.