EDUCAÇÃO

Vila Velha/ES forma segunda turma de capacitação profissional para deficientes

Os diplomas serão entregues nesta sexta-feira (11), às 15 horas.

Em 11/09/2015 Referência JCC

A Prefeitura de Vila Velha formará 15 alunos de sua segunda turma do Projeto de Acesso à Capacitação Especial (PROACE). Os diplomas serão entregues nesta sexta-feira (11), às 15 horas, no Setor de Pessoas com Deficiência, localizado na Av. Jerônimo Monteiro, 790, na Glória (em frente ao Portal da Glória).

Foram quatro semanas de muito aprendizado e qualificação para ampliar conhecimentos e possibilidades de inserção e permanência no mercado de trabalho. O Projeto de Acesso à Capacitação Especial (PROACE) segue com oficinas de capacitação a serem realizadas, gratuitamente, no setor de Pessoas com Deficiência. Para os interessados, o curso abre novas vagas para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltiplas deficiências. Para se inscrever, basta ter entre 16 e 55 anos e ligar para o número 3311-8287. 
 
A equipe da Secretaria de Assistência Social realizou uma pesquisa em conjunto com algumas empresas, referente à empregabilidade das pessoas com deficiência. Foi constatado que eles permanecem por pouco tempo no emprego, e a causa mais aparente é a falta de preparo para ingressar neste meio, uma vez que não são qualificados nas escolas e, muitas vezes até pela família, dando espaço para se tornarem desacreditados em suas habilidades. 
 
Para a Técnica de Referência do Setor das Pessoas com Deficiência, Joana Darc Baffa, o importante é tirar o estigma de que as pessoas com deficiência são improdutivas. “O objetivo é qualificar, direcionar e acompanhá-los no mercado de trabalho. Assim, a empresa se sente mais segura na hora de contratar e todos são beneficiados”, afirma.
 
O PROACE possui quatro módulos de cinco horas, onde serão abordados temas de normas empresariais, marketing, ética, postura pessoal, higiene, roupas apropriadas, maquiagem, relacionamento interpessoal, entre outros. Após conclusão de curso, receberão um certificado e serão encaminhados às empresas e monitorados pelo Setor de Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha.

Fonte:PMVV