CIDADE

Vila Velha/ES implanta sistema de votação online para Orçamento participativo 2015

Por meio do sistema, a população poderá participar da construção do Orçamento, votando em ações prioritárias.

Em 29/05/2015 Referência JCC

A partir do próximo dia 1º de junho, os moradores de Vila Velha terão mais uma oportunidade para, junto com a Prefeitura, definir as obras e serviços prioritários para cada uma das cinco regiões administrativas do município, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população. Isto porque, a Administração Municipal implantou um sistema de votação online do Orçamento Participativo 2015/2016, que estará disponível para os moradores entre 1º a 15 de junho no site da Prefeitura por meio do link http://www.vilavelha.es.gov.br/op2015
           
Por meio deste sistema, a população poderá participar da construção do Orçamento Público, votando em ações prioritárias para a sua região. Cada morador terá direito a votar apenas uma vez.
 
Vila Velha foi uma das cidades pioneiras na realização do orçamento participativo do País. De forma inovadora, para o orçamento participativo de 2015, lança o sistema de votação online objetivando a ampliação da participação popular, tornando mais democrático o processo de elaboração do orçamento.
 
Temas - Os moradores poderão escolher ações entre sete temas estruturantes: Educação; Cultura e Esporte, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Sustentável e Turismo; Prevenção e combate à violência; Saúde, e Assistência social e Cidadania.
 
Cada morador poderá votar em uma ação dentro de cada tema, ou indicar uma nova, que não esteja descrita na lista. Os temas e ações propostos à população foram definidos a partir de reuniões entre representantes das secretarias municipais e do Conselho Comunitário de Vila Velha (CCVV).
 
“O nosso objetivo é o de ampliar a participação da população na escolha de obras prioritárias para o município em 2016. Queremos que os moradores ajudem a definir quais são as mais importantes para a cidade e, consequentemente, para os próprios moradores”, considerou o subsecretário de Administração e Planejamento, Paulo César Possato Aragão.
 
Votação - Para que toda a população possa participar do Orçamento Participativo online, serão dispostos em pontos estratégicos, em cada uma das cinco regiões, computadores para que os moradores que não possuam acesso a internet possam participar da votação. Os pontos de votação online estarão distribuídos conforme tabela abaixo.

Na Região I serão dois pontos fixos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas. Um deles no andar térreo da sede da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica, e o outro no Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), na Praça Duque de Caxias, no Centro. Nas outras regiões, uma Van itinerante estará à disposição dos moradores.

“A participação popular é muito importante na construção do orçamento, porque reflete os anseios da população”, acredita o secretário de Administração e Planejamento, Rodrigo Magnago de Hollanda Cavalcante.

Assembleias Regionais - Além da votação online, serão realizadas as assembleias regionais para que os moradores que não tiveram a possibilidade de acessar o sistema via internet possam participar dessa construção. Depois das assembleias regionais, será realizado o Fórum único dos Delegados. 
 
Os delegados eleitos poderão votar em um ação de cada tema ou indicar uma nova que não esteja descrita na lista, independente do resultado da votação da população.
 
O resultado da votação das assembleias e do sistema online será somado ao da votação realizada no fórum único de delegados. No total geral, serão escolhidas duas ações mais votadas ou priorizadas por tema para cada região do município.
 
Assim, serão 14 ações priorizadas por região e, portando, 70 priorizadas pela Prefeitura, que irão compor o Orçamento Público e executadas para atender as demandas do Orçamento Participativo. O resultado será apresentado no site da Prefeitura.
 
Será criada uma comissão de acompanhamento e fiscalização da execução das ações priorizadas e o andamento será disponibilizado e atualizado mensalmente no sistema para acompanhamento dos moradores interessados.

Fonte:PMVV