CENÁRIO EMPREENDEDOR

Visão e Força: A águia em seu voo para vitória

A Águia vê e controla tudo, porque sua cabeça gira em 180 graus.

Em 29/01/2018 Referência JCC, Prof. José Luiz Mazolini

Nos tempos modernos, o que não faltam são sugestões de técnicas indicativas, desde as mais complexas até as mais simples, para se alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional. São métodos que trazem a promessa de que, se seguirmos corretamente, teremos resultados positivos. Mas o fato é que nem sempre o ser humano consegue definir o que representa o “sucesso” e seus significados diversos.

Entre uma interpretação e outra, a busca pelo tão sonhado sucesso pessoal ou profissional, tem levado indivíduos a percorrerem caminhos diversos, atacando em várias frentes, sem um plano definido, sem foco, sem horizonte e acabam decepcionados, se tornando presas faciais para os competidores.

Para sintetizar este tema, nada melhor do que relembrar a definição estratégica da águia que se vale da “visão e força” como alguns dos pilares para a renovação e sobrevivência.

Águia, mais que uma ave, uma natureza, que começa a aparecer aos três meses de idade, quando já tem o tamanho dos pais e já voa com independência. Tem um bico encurvado, uma língua dura como pedra e os olhos de lince.

Os olhos são tudo para uma águia. Seu olhar penetrante enxerga oito vezes mais do que o olho de um ser humano. Vê e controla tudo, porque sua cabeça gira em 180 graus. Discerne o focinho de um coelho na toca, ou uma gazela entre arbustos a mais de mil e seiscentos metros de distância, então, arremete feito uma flecha.

Visão e força! Essas são apenas algumas das características que fazem da águia a espécie de vida mais longa do reino das aves. Mas, existe outra característica que define ainda melhor sua longevidade: A determinação de continuar vivendo.

Quando chega aos quarenta anos, a águia está com as unhas compridas e flexíveis; o bico, antes comprido, agora está curvo; as asas envelhecidas e pesadas. Voar torna-se difícil e agarrar as presas, impossível. Como sobreviver, se a sua natureza é a rapina?

À águia, só restam duas alternativas: morrer, ou enfrentar um doloroso processo de renovação.

Visão e força! Assim, as águias mais corajosas voam para o alto de uma montanha em busca de um local próximo a um paredão, onde nem precise voar, sem que se torne presa fácil para outras aves.

Começa, então, o seu processo de renovação. Ela bate, insistentemente, seu bico contra o paredão até arrancá-lo. Nasce um novo bico. Então, ela arranca suas unhas que também renascem. Finalmente, arranca as velhas penas. Cinco meses depois, está pronta para novos voos e poderá viver por mais trinta anos.

A Águia tem dentro de si um chamado do infinito. Por mais que sofra, ela jamais deixará de ouvir sua própria natureza de águia que a leva para as alturas e liberdade.

Visão e força! Uma experiência que poderá ser transportada para a nossa realidade. Muitas vezes, a derrota insiste em bater, fortemente, à nossa porta. As reviravoltas do destino nos pegam de surpresa. É necessário alimentar a motivação, insistir e perseverar na disciplina para superar obstáculos e adversidades.

Temos duas escolhas: entregar os pontos e desistir, ou agir como a águia. Buscar a melhor visão, em cada situação, voar alto, encarar os horizontes e não ter medo de mudar em tudo aquilo que se fizer necessário. Acreditar sempre, poderá ser o início de um novo voo.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.

Imagem: Divulgação/Internet