SAÚDE

Vitória e Vila Velha/ES não têm mais vacina contra H1N1

Campanha nacional de vacinação contra gripe H1N termina nesta sexta (20).

Em 20/05/2016 Referência JCC

A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N termina nesta sexta-feira (20), mas em Vitória e Vila Velha mas a vacina já acabou. Ao todo, 636.485 pessoas foram imunizadas no estado, o que representa 88% da cobertura vacinal, segundo o governo. Na Serra e em Cariacica, as doses devem terminar nesta sexta.

Em nota, o Ministério da Saúde (MS) ressaltou que os estados que não alcançaram a meta de 80% do público-alvo e ainda possuem doses disponíveis podem seguir vacinando. Para o Espírito Santo, o MS enviou 909.200 doses desde o início da campanha, quantidade suficiente para vacinar 100% do público-alvo e ainda restarem doses como reserva técnica.

Entretanto, a comerciante Marina Silva Rosa de Souza, de 62 anos, que faz parte do grupo prioritário por ser idosa, relatou que foi à unidade básica de saúde, na Serra, e não conseguiu a  vacina nesta quinta-feira (19).

“Isso é discriminação. Na primeira vez que procurei, a vacina tinha acabado. Na segunda, as senhas acabaram. E ontem, só estavam vacinando gestantes”, falou.

De acordo com a Prefeitura da Serra, quinta e sexta-feira só gestantes, crianças com idade acima de seis meses e abaixo de cinco anos e idosos acamados estão sendo imunizados, porque as demais categorias dentro do público-alvo – doentes crônicos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da área de saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), presos e trabalhadores do sistema prisional – já haviam alcançado mais de 80% da imunização.

Gestantes
Em Cariacica, a imunização geral foi de 88,45%, mas gestantes ainda poderão ser vacinadas hoje, pois a categoria só alcançou 68,71%. Acamados receberão a vacina em casa. O município não divulgou a quantidade de doses restantes, nem as unidades de saúde em que estarão disponíveis.

Em Vila Velha, as vacinas acabaram na última segunda-feira e, segundo a prefeitura, 90.173 pessoas foram vacinadas, ultrapassando a meta de 80% estipulada pelo MS. Na capital do estado, 93,7% do público-alvo foi imunizado, de acordo com a prefeitura.

Fonte: g1-ES