CIDADE

Vitória ganha um parque com galeria de artes a céu aberto

Novo parque foi totalmente construído pela iniciativa privada, sem nenhum recurso público.

Em 20/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

O parque possui ruas de pedestres, paisagismo com centenas de árvores, espécies diferentes de plantas e um espelho d'água de 40 m².

O prefeito Lorenzo Pazolini, participou, na sexta-feira (17), da inauguração do Parque Municipal Cultural Reserva Vitória. A belíssima área verde, com equipamentos de lazer e obras de arte, com 16 mil m², está localizada na Enseada do Suá, de frente para o mar.

O novo parque foi totalmente construído pela iniciativa privada, sem nenhum recurso público, dentro da área de um loteamento que se encontra em fase de execução. Trata-se de uma compensação ambiental firmada pela Prefeitura de Vitória, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semmam), Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e a Nova Cidade Empreendimentos, com investimentos em torno de R$ 26 milhões.

"Há dois anos, tudo aqui era um terreno vazio, sem infraestrutura e sem função social. Apenas 24 meses depois, temos esse espaço magnífico, que vai conectar as pessoas com a arte, conectar as famílias e conectar gerações", disse o presidente do Grupo Buaiz,  Américo Buaiz. 


Foto: Leonardo Silveira/PMV

"Quero agradecer este presente de Natal que a cidade está recebendo. São 16m² de arte, cultura, urbanismo e lazer. Tudo democrático e aberto ao público, sem custo à população. Uma honra poder ter um lugar assim em nossa capital", disse o prefeito.

Obras de Arte

O parque possui ruas de pedestres, paisagismo com centenas de árvores, espécies diferentes de plantas e um espelho d'água de 40 m². O espaço possibilita a prática de atividades ao ar livre, possui parquinho e academia de ginástica para a terceira idade. O diferencial, no entanto, são as esculturas gigantes, que convidam os visitantes a interagirem com elas e com toda a beleza do local.

As obras de arte contemporânea são dos artistas plásticos capixabas Sandro Novaes e Vilar, José Spaniol, Adrianna Eu, Thainan Castro, Antônio Bokel e José Bechara. O parque é um projeto de Diocélio Grasselli com o escritório de paisagismo de Burle Marx.

Melhorias

Muitas melhorias foram realizadas na Avenida Marília de Rezende Scarton Coutinho - que dá acesso à Ilha do Boi - com a construção do parque. A ciclovia foi recuperada, o calçadão foi remodelado e os canteiros receberam novas mudas e cores. Desta forma, o parque fica integrado à região de grande importância turística e econômica da cidade. (Secom/PMV)

Leia também:

Defesa Civil de Linhares registra 18 famílias desabrigadas
Prefeitura de Vila Velha inaugura creche em são Conrado
Serra concede abono e aumenta tíquete alimentação
Campanha Natal Legal movimenta mais três regiões de Vitória
Consumidora recorre ao Procon e reduz dívida em R$ 6 mil
Arnaldinho Borgo entrega Alameda do Amor à população
Apresentação natalina em Viana conta a história do Natal
> Procon Vitória encontra uma variação no preço das máscaras
Ilhas Itatiaia e Pituã em Vila Velha receberão placas educativas
Rio confirma desfiles de Carnaval no Sambódromo em 2022

TAGS:
VITÓRIA | PARQUE | LORENZO PAZOLINI | ARTE | LAZER