SAÚDE

Vitória realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional

O Seminário foi realizado na última quinta-feira (23), no auditório da Prefeitura de Vitória.

Em 24/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: FREEPIK

Alinhado à Campanha Agosto Dourado, o objetivo principal do Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória foi engajar os participantes na promoção de ações educativas que fortaleçam o aleitamento materno, envolvendo não apenas as mães, mas também suas famílias.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória, realizado na última quinta-feira (23), lotou o auditório da Prefeitura de Vitória com dezenas de profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, realizadoras do evento.

>> Espírito Santo vai receber mais 40 profissionais do Mais Médicos

Alinhado à Campanha Agosto Dourado, o objetivo principal do seminário foi engajar os participantes na promoção de ações educativas que fortaleçam o aleitamento materno, envolvendo não apenas as mães, mas também suas famílias e redes de apoio, desmistificando preconceitos, promovendo e possibilitando uma cultura de apoio ao aleitamento materno.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, destacou a importância da boa alimentação desde o início da vida, com o aleitamento materno, para a promoção da saúde de todas as pessoas e de todas as idades. "É muito especial participar desse Seminário no mês do Agosto Dourado, onde reforçamos os benefícios do aleitamento materno, que vai muito além de ser alimento e garantia da segurança alimentar. O aleitamento materno é também cuidado, afeto, zelo e vínculo, repercutindo na saúde física e mental de toda a vida dessa criança", afirmou.

A secretária de Assistência Social, Cyntia Shultz, ressaltou que o leite materno é a primeira garantia de segurança alimentar do indivíduo.

"Quando falamos de segurança alimentar e aleitamento materno, estamos falando em reduzir a mortalidade infantil em mais de 10% apenas com a amamentação. Mas amamentar não é simples, não depende só da mãe, mas também de uma rede de apoio para essa mãe. E apesar de o leite materno ser o melhor alimento do mundo para um bebê, observamos aumento no consumo de fórmulas infantis. Nosso papel aqui é apoiar e incentivar todas as mães que podem, a amamentar seus filhos", disse.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, reforçou o quanto as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde unem-se em prol de políticas públicas para os moradores de Vitória.

"Esse Seminário faz parte dos esforços de diversos profissionais, de diferentes áreas, na busca pelo fortalecimento do que acreditamos que é a implementação de políticas públicas importantes para a população. Dentre elas, a segurança alimentar, que não fala apenas do direito ao alimento, mas fala também da qualidade desse alimento. Por isso estamos aqui, para que possamos fazer a diferença nas vidas dos nossos munícipes e das suas famílias."

A referência em Saúde da Criança de Vitória, Juliana Schade, disse que os esforços visam garantir a saúde da mãe e do bebê, ressaltando a importância do acompanhamento da saúde já nos primeiros dias de vida.

"Esses esforços visam garantir a saúde da mãe e do bebê, ressaltando a importância do acompanhamento da saúde já nos primeiros dias de vida. Com isso, buscamos não apenas fortalecer o aleitamento materno, mas também promover a segurança alimentar das crianças, consolidando políticas que assegurem o direito à alimentação adequada desde a primeira infância, contribuindo de forma significativa para a promoção da saúde."

Aleitamento materno e segurança alimentar em destaque

Durante o evento, diversos profissionais apresentaram pontos de vistas e resultados de pesquisas sobre segurança alimentar e aleitamento materno.

A primeira apresentação, realizada pela Drª em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Patrícia Maria da Silva Merlo, abordou a romantização da maternidade, ao longo dos últimos três séculos e a implantação de lactários no ES em 1950.

Em seguida, a nutricionista técnica do Banco de Alimentos de Vitória e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Rafaela Brito Fardin, falou sobre "Sistemas Alimentares e a relação com a segurança alimentar e nutricional com implicações na alimentação desde a infância".

O evento contou com a participação da nutricionista e especialista em obesidade e qualidade de alimentos, Lara Gabrielle Pereira Machado, que compartilhou seu relato de experiência e desafios da amamentação.

A Pós-doutora em Nutrição pela UFRJ, Míriam Carmo Rodrigues Barbosa, ministrou a palestra "Amamentação e Segurança Alimentar e Nutricional".

O evento foi encerrado com a apresentação sobre o Banco de Leite Humano e sua importância para a segurança alimentar e nutricional na atenção materno infantil, pela Dra. em Enfermagem pela UFRJ/UFES, Mônica Barros de Pontes.

Incentivo ao aleitamento materno na rede de saúde de Vitória

Em Vitória, o incentivo ao aleitamento materno começa ainda no pré-natal, com ações de educação em saúde nos grupos de gestantes e nas consultas. Durante o pré-natal, as gestantes visitam a maternidade de referência, acompanhadas por seu parceiro, e, graças ao sistema informatizado da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, as Unidades de Saúde são informadas sobre a data do parto antes mesmo da alta hospitalar.

Complementando essas ações, o município implantou, em julho deste ano, o programa "Sou da Ilha", cujo objetivo é melhorar a adesão ao pré-natal de qualidade, assegurando que as gestantes sejam acompanhadas de forma adequada durante toda a gravidez. Este programa se alinha ao compromisso mais amplo com a saúde maternoinfantil, também refletido no Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que busca promover o desenvolvimento integral das crianças desde o nascimento, reforçando a importância do aleitamento materno e da segurança alimentar e nutricional.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Espírito Santo vai receber mais 40 profissionais do Mais Médicos
Pólio pode atingir crianças palestinas e israelenses, diz ONU
Mpox: Anvisa simplifica regra para importação de vacina
Covid: Rio vacina população contra variante XBB até domingo
PMV realiza 17 mil atendimentos de cardiologia e urologia
Vacina brasileira contra a mpox está próxima dos testes
Vila Velha abre vagas para doadores de sangue em mutirão

TAGS:
VITÓRIA | SEMINÁRIO | PROGRAMA | ALIMENTAR | SAÚDE