MEIO AMBIENTE

Vitória recebe capacitação sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O objetivo é conscientizar o empresário do setor químico que certamente reduzirá prejuízos à natureza.

Em 28/10/2015 Referência JCC

Acontece nesta quinta-feira (29), às 17h, no auditório da Findes, em Vitória, a palestra gratuita: “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, ministrada pelo coordenador Técnico da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABHIPEC), Guilherme Salata.

 

Entre os assuntos que serão abordados estão o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), logística reversa, Acordo Setorial de Embalagem Pós Consumo, edital de chamamento e o Programa Dê a Mão para o Futuro.

 

O objetivo é conscientizar o empresário do setor químico, como explica o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos do Espírito Santo (Sindiquímicos-ES), Elias Cucco Dias. “O empresário consciente de seu papel na esfera sustentável, certamente vai diminuir os prejuízos à natureza, qualificar seus produtos e contribuir setorialmente para um processo de aprendizado coletivo”, afirma.

 

A capacitação é uma realização do Sebrae-ES com apoio do Sindiquímicos-ES. Para participar ou obter mais informações, é preciso enviar um e-mail para ana.berquo@es.sebrae.com.br.

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos

 

Em agosto de 2010, após 21 anos de discussão no Congresso Nacional, foi sancionada a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), considerada uma revolução no que se diz respeito às políticas ambientais do Brasil. Com um caráter educacional, esclarecendo seus objetivos e expondo seus princípios, a lei consegue estabelecer a distinção entre resíduos (lixo reciclável) e rejeito (lixo não passível de reaproveitamento). Além de se referir a todos os tipos de resíduos (industrial, doméstico, da área de saúde, eletroeletrônicos, dentre outros), ela também determina as diretrizes para que ocorra uma gestão integrada, englobando todos os envolvidos, com o objetivo de gerir esses resíduos sólidos da melhor forma possível.