SAÚDE

Vitória Saudável estimula hábitos saudáveis e qualidade de vida.

Durante toda a manhã, houve atividades físicas, circuito de saúde e ações de esporte...

Em 05/10/2015 Referência JCC

O programa Vitória Saudável foi lançado na praia de Camburi, na manhã deste domingo (4), com a proposta de oferecer regularmente atividades e ações que incentivem moradores a adquirir hábitos saudáveis em busca de melhor qualidade de vida.

Durante toda a manhã, houve atividades físicas, circuito de saúde e ações de esporte, lazer e turismo. Também houve a comemoração dos 25 anos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE). 

Professora de Educação Física mais antiga a atuar no SOE, Lélia Moura recebeu do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, uma placa em homenagem ao trabalho executado no município durante muitos anos e de forma regular. Outros 16 profissionais também receberam certificados relacionados ao trabalho preventivo nas áreas de esporte e saúde.

O Vitória Saudável abrange todas as regiões da cidade. São alternativas de mobilização, como incentivo ao uso de ciclovias e ciclofaixas, e outras ações, como academias populares, aeróbica noturna, escolinhas de esportes, Rua de Lazer, atividades do Cajun e Centro de Referência da Juventude, Circuito Parques e Praças, entre outras. 

  • Veja aqui a relação de espaços destinados à prática esportiva em Vitória

Ocupação

"Esse programa é parte de nossa estratégia de oferecer à cidade um ambiente para a prática esportiva e ocupação dos espaços urbanos com as famílias. A promoção de saúde se faz, principalmente, fora de unidades de saúde e fora de hospitais, e é isso que nós fazemos. Investimos na qualidade de vida, nas pessoas, nas famílias, ocupando os espaços públicos, melhorando a segurança da cidade, tornando Vitória uma cidade mais humana", disse o prefeito Luciano Rezende.

Comemoração

O prefeito destacou o aniversário de 25 anos do SOE. Ele lembrou que era médico quando fundou o serviço, em janeiro de 1990. "Naquela época, essa visão de que exercício físico era promoção de saúde era absolutamente rara no País. Tanto que esse serviço foi a referência de todos os outros no Brasil e passou a ser referência, inclusive, no Ministério da Saúde", lembrou Luciano.

O prefeito ainda sugeriu que todos façam atividades físicas, tenham hábitos saudáveis e se alimentem corretamente, prevenindo problemas de saúde ou complicações. "A saúde deve ser cuidada bem antes de haver necessidade de ir a postos de saúde ou hospitais. Bem-estar é prevenção, e o Vitória Saudável trará muitos incentivos nesse sentido".

Prevenção

Segundo o coordenador do SOE, Leonardo Vieira, o objetivo é incentivar a prática regular e correta de exercícios, combater o sedentarismo e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis.

"Qualquer pessoa pode participar: basta comparecer a um dos módulos no horário das atividades. Não há limite mínimo nem máximo de idade. As inscrições podem ser feitas ali mesmo", destacou.

Fonte:PMV