CIDADE

Vitória tem reconhecimento em qualidade contábil e fiscal

O Município tem reconhecimento nacional em qualidade da informação contábil e fiscal.

Em 19/09/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Os estados e municípios premiados receberão um troféu e placa e os profissionais de contabilidade responsáveis pelo envio das informações serão homenageados com certificados individuais de reconhecimento.

O trabalho transparente e eficaz realizados pelos servidores da PMV rendeu à capital o vice-campeonato no prêmio "Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023". O resultado foi divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e aponta Vitória como a segunda colocada entre todas as capitais do país. A entrega da premiação será nesta quinta-feira (21), em Brasília.

Os estados e municípios premiados receberão um troféu e placa e os profissionais de contabilidade responsáveis pelo envio das informações serão homenageados com certificados individuais de reconhecimento.

>> Ouvidoria fortalece participação cidadã na gestão de Linhares

A secretária de Fazenda de Vitória, Neyla Tardin, e o subsecretário de Contabilidade, Ericsson Marcel Salazar Pinto, estarão presentes.

Dentre as capitais, as três primeiras posições do pódio ficaram, respectivamente, com os municípios de Fortaleza (Ceará), que atingiu 100% da pontuação; Vitória (Espírito Santo), com 99,9%; e Belo Horizonte (Minas Gerais), com 98,1%. Além disso. Vitória ficou em 5º lugar entre os 5.568 municípios brasileiros.

O prêmio é baseado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), uma iniciativa que tem o objetivo de reconhecer e premiar estados e municípios pelo fornecimento ao Tesouro Nacional de informações contábeis consistentes, promovendo a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas.

O ranking é um balizador da confiabilidade das informações apresentadas pelos estados e municípios, tornando-se referência para a nova metodologia de avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag), que apura a situação fiscal dos entes subnacionais que desejam contrair novos empréstimos com garantia da União, indicando se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional e possibilitando oferta de crédito com juros mais acessíveis aos melhores posicionados.

O ranking atualmente conta com mais de 100 checagens automatizadas de consistência das informações inseridas por estados e municípios no Siconfi. (Secom/PMV)

Leia também:

Ouvidoria fortalece participação cidadã na gestão de Linhares
Transporte coletivo de Cachoeiro ganha ônibus mais modernos
Horta no Parque: Maruípe é o 1º bairro a receber o programa
Viana registra o menor número de homicídios da série história
Serra vai instalar 100 novos pontos de wi-fi grátis na cidade
Anchieta lança programa para o turismo nesta quarta (13)
Cachoeiro alcança 1º lugar no ranking de transparência pública
Cariacica está entre as cidades mais transparentes do ES
Vitória é 1º lugar em Ranking de Transparência e Governança
Vila Velha salta de 23º para 1º lugar em Transparência Pública
Vila Velha avança para patamar de Destino Turístico Inteligente

TAGS:
VITÓRIA | RECONHECIMENTO | INFORMAÇÃO | CONTÁBIL | FISCAL