EDUCAÇÃO

Vitória vai usar o TiX Letramento para a Educação Especial

O TiX Letramento garante autonomia, independência aos alunos com deficiências físicas.

Em 01/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, reafirmou o compromisso da gestão de estar ao lado das pessoas que mais precisam, invertendo o foco de interesse da administração pública do município.

Novas possibilidades de ensino aprendizagem para estudantes atendidos pela Educação Especial. Vitória alia inovação à política pública ao adquirir o programa TiX Letramento, que garante autonomia, independência e privacidade aos estudantes com deficiências físicas e motoras ou cognitivas, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), transtornos do espectro autista (TEA), transtornos e dificuldades de aprendizagem. O investimento é de R$ 2.319.570.

O programa amplia as possibilidades de acessibilidade, comunicação, criatividade e de desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, de produção de textos e de cálculos matemáticos, que são condições essenciais para o estudante aprender, conviver e pensar criticamente, estimulando-o a solucionar problemas e fazer escolhas responsáveis.

O teclado inteligente, que compõe o TiX, pode ser acionado de diferentes formas pelo estudante, até mesmo com o piscar dos olhos.

O inauguração do serviço contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que reafirmou o compromisso da gestão de estar ao lado das pessoas que mais precisam, invertendo o foco de interesse da administração pública do município.

"Entregamos à cidade o maior plano de investimento público já feito na história do Espírito Santo. Em 2021, colocamos R$100 milhões na Educação e em 2022 vamos dobrar o investimento em infraestrutura, obras e tecnologias para as unidades de ensino", explica ele. 

O prefeito ainda ressalta que temos cerca de 45 mil estudantes desde 6 meses até os 103 anos de idade.

"É o respeito, a inclusão, a autonomia que queremos para cada estudante, que ele possa expressar sua vontade, seu sentimento, com seus direitos respeitados. É muito difícil mudar uma realidade posta, nós precisamos mostrar que é possível fazer, que é possível construir uma cidade com diálogo e mais igual, com justiça social", completa Pazolini. 

A vice-prefeita, Capitã Estefane, afirma que essa inovação é um momento muito especial.

"Sabemos da importância desse olhar sensível para as crianças e estudantes que precisam de outras ferramentas para aprender. Nós lidamos com vidas! Quero parabenizar os professores da Educação Especial. A minha fala é de extrema alegria de ver o nosso município no rumo certo", diz ela. 

Atualmente, Vitória tem 1.834 estudantes matriculados que são atendidos pela Educação Especial.

Educação para todos

O programa educacional TiX Letramento visa a apoiar os profissionais da Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em Vitória, foram adquiridos 54 conjuntos que compõem o programa, contemplando 53 unidades de ensino que realizam o AEE e a sede da Secretaria de Educação.


"Nós temos estudantes, cada um com sua singularidade, que precisam de condições adequadas", disse a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner. Foto: Leonardo Silveira/PMV

"Estamos muito felizes com a aquisição do programa TiX Letramento para que nossos estudantes possam acessar o conhecimento escolar e interagir melhor com esse ambiente que também é um espaço de direito deles. A educação é para todos. Nós temos estudantes, cada um com sua singularidade, que precisam de condições adequadas a sua locomoção, comunicação, conforto e segurança. Porque nós acreditamos que todas as crianças são capazes de aprender. E o nosso desafio enquanto Secretaria de Educação é pensar alternativas para o trabalho pedagógico com essas crianças que apresentam outras necessidades para a aprendizagem", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A presidente da Associação dos Amigos dos Autistas no Espírito Santo (Amaes), Pollyana Paraguassú, está muito agradecida pela implementação do serviço nas escolas.

"Enquanto mãe, eu vi que nós podemos ter nossos filhos como verdadeiros protagonistas, tirando da invisibilidade social. Isso daqui é um grande passo. Muito obrigada!", diz ela. 

A representante da Apae de Vitória Fernanda Rios, reforça o avanço que é a implementação da tecnologia para os alunos.

"Para nós enquanto instituição ouvir falar de tecnologias assistidas é um enorme avanço. O recurso TiX já é utilizado na Apae de Vitória e temos bons resultados. Fica a nossa gratidão pela escuta, o espaço, a abertura e por trazer recursos que vão viabilizar a independência desses estudantes", afirma.  

TiX Letramento

O programa TiX Letramento oferece melhores oportunidades de aprendizagem ao estudante, valorizando a cidadania e promove a inclusão sociodigital, possibilitando condições para o pleno desenvolvimento da criança ou do adolescente.


O TiX subsidia trabalhos cooperativos e investigativos, entre professores e estudantes​. Foto: Leonardo Silveira/PMV

O programa aplica as tecnologias como ferramentas didáticas nos processos do ensino e da aprendizagem, proporcionando ao estudante o domínio de habilidades fundamentais de leitura, produção de textos e operações matemáticas.

O TiX subsidia trabalhos cooperativos e investigativos, entre professores e estudantes, compartilhando as responsabilidades pela aprendizagem. O programa estimula ainda a motivação, o interesse e a curiosidade do estudante, mobilizando-o a aprender mais e a se sentir mais integrado à escola e às aulas.

O representante do programa educacional TiX Letramento, Alexandre Assis, ressalta que escolas despreparadas tornam crianças invisíveis e que o programa tem o propósito de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos estudantes.

"O TiX foi idealizado por uma pessoa com deficiência motora, que se formou em Ciência da Computação. A tecnologia, para o estudante com deficiência, vem para tornar possível. Essa plataforma permite ao professor criar pranchas de acordo com o plano de desenvolvimento individualizado de cada estudante", explica Assis. 

Novos recursos

"Por meio de suas plataformas educacionais e colaborativas e também do teclado acessível, o TiX Letramento apresenta um aporte de recursos para um público que necessita de atenção aos seus modos peculiares de aprender, assim como para os professores que, igualmente, necessitam se apropriar de estratégias, metodologias e recursos que oferecem melhores condições para o ensino, aprendizagem e avaliação de crianças e estudantes, público da Educação Especial", avaliou Ana Lúcia Sodré, coordenadora da Educação Especial de Vitória.

As possibilidades materiais disponíveis na plataforma, segundo ela, contribuirão para o atendimento educacional especializado oferecido nas escolas. Isso porque o TiX Letramento reúne um conjunto de recursos que possibilitam a confecção de pranchas de comunicação alternativa personalizadas, voltadas às crianças e estudantes mais comprometidas na fala, mouse adaptado e acionadores, além de possibilitar situações de aprendizagem planejadas, considerando as condições singulares de cada estudante.

Formação

Além do teclado acessível e dos acessórios para uso dos estudantes, o programa TiX Letramento possui uma plataforma para colaboração de conteúdo e recursos que apoiam formações dos profissionais, cursos on-line desenvolvidos na modalidade EAD, com tutoria realizada pela equipe do Grupo Actcon, desenvolvedor do TiX.

Na rede de Vitória, a formação contemplará 180 profissionais de educação da rede e terá início em 17 de março, com evento de sensibilização e apresentação do Tix Letramento via Canal AprendeVix.

O programa educacional já é aguardando com grande expectativa por profissionais da rede de Vitória.

"Estou ansiosa com as possibilidades. A expectativa é a melhor possível, estamos sempre buscando adaptar o material pedagógico para trabalhar com todos os nossos estudantes. Por ser um teclado com símbolo, isso vai atrair muito a atenção das crianças, especialmente nossos estudantes autistas. É encantador podermos trabalhar com essas novas possibilidades, um recurso novo, tecnológico dentro do nosso tempo, da nossa realidade que é digital", afirmou a professora Raquel Baltazar, que atua na Educação Especial de Vitória.

Sobre o TiX Letramento

  • TiX Teclado Inteligente Multifuncional

É um equipamento intuitivo de utilizar, que substitui integralmente o teclado e o mouse convencionais. Possui um painel com onze botões sensíveis ao toque que, acionados de forma combinada, realizam a digitação de caracteres e executam comandos como num teclado tradicional. Quando está funcionando como um mouse, proporciona navegação precisa e o uso integral dos recursos.

A ergonomia e o posicionamento dos botões no painel do TiX facilitam sua utilização com as mãos e possibilitam, até mesmo, que seja operado com os pés.

O TiX pode ser utilizado com uma máscara acrílica transparente (colmeia), para evitar que os seus botões sejam acionados involuntariamente e com uma máscara opaca, que oculta a superfície gráfica do painel frontal, o que reduz os estímulos visuais e contribui, em casos específicos, para manter o foco durante a interação com o teclado.

  • a-blinX: acionador por piscadelas e movimentos curtos

O acionador assistivo a-blinX amplia as possibilidades de interação das pessoas com deficiências motoras severas. Com pequenos gestos faciais como o piscar dos olhos ou leves movimentos dos dedos, é possível escrever e vocalizar frases, jogar e controlar computadores, tablets e smartphones com o Teclado Inteligente TiX.

  • Penso: acionador por pressão de ar

Apertando uma bexiga de ar, que pode ser adaptada em qualquer parte do corpo com mais mobilidade, estudantes com pouco controle dos seus movimentos conseguem se expressar, escrever e desenvolver tarefas com o Teclado Inteligente TiX. O acionador assistivo Penso converte a pressão de ar da bexiga em comandos intencionais.

  • Botão TiX: acionador mecânico

O Botão TiX dá acessibilidade extra para pessoas com baixa amplitude motora usarem recursos do Teclado Inteligente TiX. O tamanho da plataforma de acionamento e sua leve pressão de ativação tornam esse acionador assistivo ideal para uma grande variedade de acometimentos motores.

Leia também:

Aulas na rede municipal de Vila Velha serão 100% presenciais
Mais de 8 mil crianças terão assistência ocular nas escolas
Volta às aulas com jornada ampliada na cidade de Vitória
Na pandemia, Brasil perde 650 mil estudantes no ensino infantil
Novo ensino médio começa nas escolas públicas e privadas
Vitória adota protocolos de biossegurança na volta às aulas
Ômicron já faz governos adiarem volta das aulas presenciais
Prefeitura de Vitória realiza reformas nas escolas municipais
Casagrande anuncia novidades para a volta às aulas 2022
Reajuste de 33% a professor pode pressionar cidades menores
Professores da educação básica terão reajuste no piso salarial
Formações preparam profissionais para ano letivo em Vitória

TAGS: 
VITÓRIA | EDUCAÇÃO | TiX | ESPECIAL | LETRAMENTO | PROGRAMA