CULTURA

Vitoria/ES: Exposições em cartaz apresentam o cotidiano por meio da pintura.

A proposta das pinturas é retratar o próprio espaço expositivo...

Em 27/02/2015 Referência JCC

Recriar de forma não óbvia a memória. Está é a proposta da exposição Tempo Verbal, de Andreia Falqueto, em cartaz na Galeria Emparede.

A mostra, que abriu para visitação no final de 2014, teve sua temporada prorrogada até o dia 15 de março e contou com o patrocínio da Lei Rubem Braga, em projeto aprovado em 2013.

A proposta das pinturas é retratar o próprio espaço expositivo, que reúne a galeria externa, uma sala para exposição, um cineclube, além da residência da curadora do espaço, Yvana Belchior. Nas telas, imagens da família, as lembranças e o cotidiano de todos, recriando o passado por meio de imagens.

Memorial da Paz

Com o mesmo olhar atento ao cotidiano e, a partir daí, a intenção de tirar o espectador do lugar comum, Andreia Falqueto também está em cartaz no espaço Memorial da Paz, na Enseada do Suá, até dia 28 de abril.

A mostra foi contemplada com o prêmio do Edital de Ocupação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e reúne 16 trabalhos inéditos com dimensões e elementos variados, como tela, papel, guache, óleo e vinílica, que retratam desde pessoas até objetos do dia a dia, como sacolas de lixo, ou então, belas paisagens comuns para quem transita pelas ruas.

Serão 16 pinturas que pretendem apenas isso: tirar o espectador do lugar comum e passar um pouco da minha forma de ver o mundo... É uma relação de troca de ideias e emoções, como em uma conversa sincera".

Serviço
Tempo Verbal - de Andreia Falqueto
Visitação agendada: até 15 de março (Yvana Belchior: 27-99983-3068)
Galeria Emparede - Rua Albuquerque Tovar, 41, Santo Antônio (próximo ao cemitério do bairro)

Exposição Mão Única - de Andreia Falqueto
Visitação: até 28 de abril. Terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 12h às 16h
Onde: Memorial da Paz - Praça do Papa, Enseada do Suá
Aberta ao público

Fonte:PMV