SAÚDE

Vitoria/ES oferece ampla cobertura em Saúde bucal.

Os cuidados com a saúde bucal devem começar nos primeiros anos de vida da criança.

Em 11/09/2015 Referência JCC

Os cuidados com a saúde bucal devem começar nos primeiros anos de vida da criança. Afinal, as medidas de prevenção são essenciais para uma vida plena e saudável. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolve em escolas da rede municipal e em espaços institucionais ações preventivas e educativas, como escovação dental supervisionada em crianças e pré-adolescentes.

Essas ações incluem também distribuição de escovas, creme e fio dental, fluorterapia e o exame de classificação de necessidades de tratamento clínico individual. Durante ações em 2014, 46.744 pessoas foram acompanhadas, com entrega de 106.441 kits de higiene bucal.

Atendimentos

A Semus realiza também os atendimentos odontológicos programados, os de urgência e os atendimentos odontológicos especializados. Os programados são realizados nas unidades de saúde, com serviços de clínica básica: restaurações, extrações, obturações e procedimentos preventivos, como limpeza, selante e aplicação de flúor.

Até o mês de abril de 2015, foram realizados mais de 39 mil atendimentos nas 30 unidades de saúde de Vitória. Para ter acesso, os moradores devem procurar a unidade mais próxima e agendar o serviço.

No entanto, caso ocorra necessidade de atendimento odontológico de urgência, o morador poderá ser atendido nas unidades de saúde ou nos Pronto-Atendimentos da Praia do Suá e São Pedro, sem agenda prévia. Os serviços de urgência caracterizam-se por processos agudos e infecciosos, traumatismo dentário, hemorragias, lesões com suspeita de câncer bucal, complicações pós-cirúrgicas e necessidades de intervenções estéticas urgentes.

O PA da Praia do Suá é referência municipal para o atendimento odontológico 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Centros de Especialidades

Para o atendimento especializado, a Prefeitura disponibiliza dois Centros de Especialidades: o de Vitória e o de São Pedro. Nesses espaços, são ofertadas especialidades de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgia buço maxilo facial, biópsias, prótese odontológica total, ortodontia e radiografia odontológica. Também oferece atendimento a pessoas com necessidades especiais.

O acesso a esses serviços ocorre a partir do agendamento na unidade de saúde do bairro com o cirurgião dentista, que fará a avaliação e o encaminhamento.

Pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sobre as condições de saúde bucal da população brasileira coloca Vitória entre os menores índices de cárie do Brasil. O índice é feito a partir de crianças com até 12 anos. Enquanto a média no País é de 2,1 dentes com problemas de cáries, em Vitória esse número cai para 1,28.

Além disso, em 2014, Vitória recebeu do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Odontologia (CFO) o primeiro lugar no Prêmio Brasil Sorridente e, ainda, foi reconhecida pela International Academy of Oral Medicine and Toxicology’s (IAOMT), instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como a primeira cidade no Brasil a eliminar o uso de mercúrio em restaurações dentárias realizadas em rede pública de saúde.

Fonte:PMV