CIDADE

Vitória(ES) participará de conferência internacional de dessalinização no RJ

A crise hídrica no Brasil tem incentivado várias discussões em torno da preservação...

Em 12/03/2015 Referência JCC

A crise hídrica no Brasil tem incentivado várias discussões em torno da preservação desse bem essencial para a sobrevivência humana, que é a água.

Aproveitando que o país é banhado pelo oceano, a Associação Internacional de Dessalinização vai promover uma conferência, nos dias 23 e 24 deste mês, no Rio de Janeiro.

A cidade de Vitória foi convidada a participar e será representada pelo prefeito, Luciano Rezende.

O comitê executivo da International Desalination Association (IDA) enviou convite, nesta terça-feira (10), ao gabinete do prefeito levando em consideração que Vitória não tem rios, é banhada pelo mar, e que Luciano esteve em Barcelona (Espanha) recentemente, onde conheceu a tecnologia empregada lá pela maior usina de dessalinização da Europa, a qual abastece mais de 100 municípios.

Patrícia Burke, secretária geral da IDA, destacou no convite que Luciano poderá dar uma “valorosa contribuição para a conferência sobre dessalinização e reuso da água”.

“A conferência para discutir o desenvolvimento do processo de dessalinização na América Latina, que acontecerá no Rio de Janeiro, é de extrema importância. Vou participar ativamente porque estou convencido de que o estudo e a viabilidade desse processo em Vitória aumenta a segurança hídrica da cidade”, disse o prefeito Luciano.

Na opinião de Luciano, uma cidade que não tem rios – como é o caso de Vitória –, numa grave crise de abastecimento de rios, precisa ter uma outra alternativa, que é buscar a água do mar, que, inclusive, já está sendo usada em muitas cidades do mundo. “O convite da Associação Internacional de Dessalinização que recebi é uma honra e eu vou atender com a maior alegria”, disse Luciano.

 

Fonte:PMV