CULTURA

Vitória(ES) recebe mostra internacional de gravuras na Casa Porto.

Exposição reúne trabalhos de 53 artistas brasileiros e estrangeiros.

Em 05/05/2015 Referência JCC

A exposição "PA – Prova de Artista, que faz parte da 1ª Mostra Internacional de Gravura", foi aberta, nesta terça-feira (5), na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória.

A secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, diz que a mostra internacional cumpre papéis importantes. "Ao mesmo tempo em que recoloca o espaço como lugar central do debate sobre a produção artística contemporânea, promove o diálogo entre artista e público e encurta distâncias entre Vitória e o cenário internacional, além de contribuir, uma vez mais, para a revitalização do Centro Histórico", disse.

Mostra
A mostra reúne o trabalho de 53 artistas contemporâneos - 25 nacionais e 28 internacionais -, com trabalhos vindos da Bulgária, Cuba, México, Polônia e Portugal, além do Brasil.

"A 1ª Mostra Internacional de Gravura da Casa Porto serve para legitimar a produção de gravura do Estado, com uma produção sólida que existe há mais de 50 anos e que representa um número grande de artistas que se esforçam pra divulgar cada vez mais essa técnica", afirmou o coordenador da Casa Porto das Artes Plásticas, Reinaldo Resende.

A curadoria ficou por conta de Fernando Gomez, com produção de Thiago Arruda. A seleção foi feita a partir de um olhar sobre a produção de gravura em várias partes do mundo.

"A mostra fortalece a gravura no Estado, prova que pode se fazer um evento internacional na cidade de Vitória e mostra que as pessoas unidas e apaixonadas pela profissão e pelo que fazem conseguem se mover e realizar algo grande, além de mostrar para a população, artistas e estudantes o que está sendo feito no mundo e que a produção local não deixa nada a desejar com o que anda sendo feito no mundo", afirmou o produtor Thiago Arruda.

Residência
Os trabalhos da Residência Artística da Casa Porto também fazem parte da 1ª Mostra Internacional de Gravura. Romilda Patez finalizou a obra "Jardim Secreto", um trabalho sensorial que apresenta a gravura em uma instalação, em formato de painel, com 120 cm de largura, presa ao teto e suspensa até o chão.

Fredone Fone realizou o trabalho "Impressão do Encontro", em que o artista utilizou como matéria-prima para suas matrizes objetos encontrados nas ruas ao redor da Casa Porto, ampliando assim as camadas possíveis de uma gravura e dando ao processo de impressão três etapas: caminhar, encontrar e gravar.

Serviço
PA – Prova de Artista l 1ª Mostra Internacional de Gravura
Quando: abertura nesta terça (5), às 9 horas. Visitação até 25 de julho - terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 14h
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro

Fonte: Secom/Vitória