VIAGENS & TURISMO

Vitória capacita técnicos dos Centros de Atendimento ao Turista

Técnicos que recebem turistas na capital participarão de capacitação sobre as paneleiras.

Em 26/08/2019 Referência JCC, Patrícia Arruda

Foto: Arquivo PMV SECO

Na próxima terça-feira (27), acontece, no auditório da Biblioteca Pública Estadual, na Enseada do Suá, mais uma capacitação do programa de treinamento para os profissionais que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s), que ficam na praia de Camburi, no Galpão das Paneleiras e no Museu do Pescador, e no Visitar Vitória.

A formação será ministrada pelo graduando em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ítalo Gabriel Teodoro Lucidato e terá como tema "Paneleiras de Goiabeiras: a história não contada. Do passado ancestral até a contemporaneidade".

Na ocasião, será abordado o hibridismo étnico que envolve a população local e como suas relações influenciaram a cultura de confecção das panelas.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

Além disso, será traçado um panorama histórico desde antes da colonização do Brasil, quando a panela era usada como instrumento de subsistência, até os dias atuais, em que a produção das panelas torna-se um produto comercial, sujeito às demandas do mercado.

Qualificação

O diretor de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Felipe Ramaldes, lembra que essa é a 6ª capacitação realizada este ano para os 21 profissionais que atuam diretamente no atendimento ao turista e destaca e importância da realização de um trabalho contínuo de qualificação profissional.

"À medida que realizamos as capacitações, conseguimos superar uma temática, partir para outra e ir aprofundando esses conhecimentos. E nada mais relevante que aprofundar os conhecimentos relacionados às paneleiras, de forma que o atendimento possa passar por um pouco da questão histórica e cultural de uma maneira que está além do que a gente lê em documentos técnicos e bibliografias. Entendemos isso como algo extremamente relevante para tornar a experiência de visitação ainda mais completa", afirma.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL