VIAGENS & TURISMO

Vitória mostra potencial turístico na Feira de Mármore e Granito

O estande da Prefeitura de Vitória tem como objetivo divulgar os atrativos turísticos.

Em 13/02/2019 Referência JCC, Deyvison Longui e Nelly Blanco

Foto: Divulgação CDV

ESPAÇO RACCO SHOP DIGITAL: Facilidades de pagar com segurança e receber os produtos RACCO em casa: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Visitantes e empresários de várias partes do País e do mundo vão poder conhecer os atrativos turísticos da capital no estande montado pela Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) na Vitória Stone Fair, a mais importante feira do setor de rochas ornamentais das Américas e que conta com o apoio da Prefeitura de Vitória.

O evento acontece no Pavilhão de Carapina, em Serra, com a expectativa de receber cerca de 15 mil visitantes.

Com o slogan “Vem pra Ilha”, técnicos da área de turismo da CDV também vão apresentar os serviços, a gastronomia e as ações realizadas em Vitória e que despertam a vontade dos visitantes conhecerem a capital capixaba, que possui destaques nacionais em saúde, educação, segurança e negócios.

Até esta sexta-feira (15), o evento internacional antecipa as principais tendências de pedras naturais e apresenta novas tecnologias e design para o mercado mundial.

São 300 expositores nacionais e internacionais, de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária.

Oportunidade

O evento é uma oportunidade para realizar negócios presenciais, avaliar os produtos e serviços, trabalhar ferramentas de marketing e ampliar as ações e lançamentos de produtos, fortalecendo parcerias e prospectando novos mercados.

Vitrine para o mundo, a Vitória Stone Fair é realizada no Espírito Santo, estado com o maior parque industrial brasileiro e detentor de mais de 90% dos teares multifios em funcionamento.

Enquanto o Brasil possui a maior diversidade de rochas naturais do mundo - são mais de 1.200 variedades -, o ES é o maior produtor e exportador nacional de chapas e blocos.

Fomento da cadeia turística

"O setor de mármore e granito é muito importante para a economia capixaba, e a feira vem em um momento excelente, trazendo muitos turistas de várias parte do mundo, que aproveitam o evento para conhecer Vitória, fomentando toda a cadeia turística da capital", destaca o presidente da CDV, Leonardo Krohling.

Serviço

Vitoria Stone Fair
Até 15 de fevereiro de 2019
Das 13 às 20h (acesso até as 19h)
Parque de Exposição Floriano Varejão
Pavilhão de Carapina – Serra

Vitória Stone Fair em números
- 47 edições
- Maior feira do setor nas Américas
- 30 mil m2
- 20.362 visitantes
- 1.926 visitantes internacionais
- Mais de 300 expositores
- 100 compradores internacionais convidados para compor o programa Buyers Club
- 46 países participantes
Fonte: Site Vitoria Stone Fair

MAIS NOTÍCIAS

Pacotes para o Carnaval em Vitória  nas agências de turismo em todo o Brasil

A capital capixaba está cada vez mais no roteiro dos visitantes de várias partes do País e do mundo para curtir as festas de final de ano, o verão, o Carnaval e outros períodos de descanso prolongado.

Nos últimos dias, agências nacionais de turismo lançaram pacotes promocionais para quem quer curtir o Carnaval oficial e o feriado de Páscoa em Vitória, por exemplo. O passeio inclui passagens aéreas de ida e volta e hospedagem de três noites com café da manhã. A oferta foi lançada para moradores da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), mas também está disponível em outras regiões.

Orla e estrutura da capital são alguns dos atrativos para os visitantes. Foto: Diego Aves - Secom/PMV

Um importante site especializado em hospedagem, com anúncios diários na televisão por assinatura, convida em seu portal: "Carnaval à beira-mar em Vitória. Por que não conhecer uma capital do País que está cada vez mais em moda?".

Na sequência, destaca as belezas das praias e a ótima estrutura que a cidade tem em hotéis, gastronomia, cultura e parques.

Ocupação excelente no Carnaval

"Para o período do Carnaval, estamos com perspectivas de ocupação excelentes, devendo bater a média de 90% nos hotéis, alguns inclusive já indicam estarem lotados para o período", afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH), Gustavo Guimarães.

Diversidade econômica

"Todo esse crescimento que tem tornado Vitória um novo destino de lazer está ligado ao trabalho realizado na capital, que tem reinventado a sua diversidade econômica, agora voltada para várias atividades, entre elas, o turismo. Acertadamente, a administração municipal tem investido na captação de turistas de lazer e disponibilizando novos produtos e atrativos turísticos para os visitantes", apontou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Leonardo Krohling.

Krohling ainda complementou: "A cada dia buscamos fazer de Vitória uma cidade reconhecida na saúde, na educação, na segurança, nos negócios, despertando a vontade dos visitantes conhecerem. O trabalho é contínuo e não para por aqui".

Obras na histórica ladeira Santa Clara estão na reta final

Um cenário de ladeira com asfalto retorcido, buracos e manilhas antigas virou uma via remodelada e com toda a rede de drenagem refeita. A obra na ladeira Santa Clara, no Moscoso, está em sua fase final, com o asfaltamento tendo iniciado nesta quarta-feira (13).

"Foi refeita toda a rede de drenagem. Tiramos a velha e colocamos uma nova, com maior capacidade. Toda a parte do meio-fio foi substituída. Ainda foi iniciada a colocação da nova malha asfáltica. Assim que terminarmos o asfalto, serão refeitas todas as calçadas que foram danificadas pela obra", contou o subsecretário de Gestão da Central de Serviços, Jorge Luiz Pereira da Silva Junior.

Como tudo aconteceu

Final de 2018. Chuva torrencial. Volume de todo o mês de novembro cai em apenas três dias. Assim, todo um sistema antigo de manilhas e o asfalto cedem na ladeira Santa Clara. Sobram muitos buracos, asfalto distorcido e inchado, que ultrapassava as calçadas em altura.

Trabalho de asfaltamento da ladeira Santa Clara teve início nesta quarta-feira (13). Foto: Flávio Almeida

"A rede era muito antiga e os tamanhos das manilhas eram muito diferentes, dificultando assim a passagem da água. A rede, que já era obsoleta, rompeu e a água foi empurrando todo o material e soltando o asfalto inteiro", detalhou o gerente da Central 1, Felipe Santos Fregonassi.

Como está hoje?

"A obra foi bem complexa. A ladeira Santa Clara é um patrimônio de Vitória, com casarões históricos, não podendo receber qualquer tipo de tratamento. Precisamos analisar as vibrações para que não atingissem as casas, assim foram escolhidos técnicas e maquinários específicos para o trabalho no local", detalhou o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim Gonçalves.

O trabalho incluiu:

  • corte em rocha, compactação e substituição de solo
  • troca de toda a rede de drenagem, com a colocação de manilhas com bitolas maiores
  • preparação de toda a sub-base local para receber o asfalto.

Se não chover, a obra deve terminar até o próximo final de semana.

Aprovação dos moradores

O administrador Fred Ferreira Lozer, que mora na ladeira, elogiou: "Está ficando legal. Com as novas galerias e a colocação de trincheiras, vai melhorar bastante. Minha casa fica na curva e sempre enchia de água. Com as manilhas maiores, o problema vai acabar", comentou.